1896, Atenas. Não mais pela honra dos deuses, mas pelo prazer da competição, o francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, trouxe de volta os Jogos Olímpicos, em 1896. Mesmo que Zeus não fosse o homenageado, os símbolos gregos estavam todos lá.
A origem dos jogos esportivos na cidade de Olímpia é historicamente reportada ao ano de 776 a.C. Conta-se que um cidadão de Olímpia, Corobeu, venceu a primeira disputa do que hoje seria denominado como atletismo, correndo uma distância de cerca de 190 metros, disputada contra seis outros homens.
Durante o Império Romano, as modalidades de combate foram mais valorizadas e apesar da sobrevida, os Jogos Olímpicos acabaram juntamente com a antiga cultura grega, tendo sido banidos em 393 pelo imperador cristão Teodósio, possivelmente por suas práticas pagãs.
Na Olimpíada de 776 a.C., uma forte chuva desabou sobre Olímpia, limitando as competições a uma corrida pelo estádio. Dessa forma, após a única prova, foi conhecido o primeiro campeão olímpico: o cozinheiro Coroebus de Elis, vencedor de uma corrida de 192,27 metros.
O futebol, a natação e o vôlei são alguns dos esportes mais populares do mundo que são disputados durante a competição. Os primeiros jogos olímpicos foram realizados na Grécia Antiga. Existiam poucas categorias nessa época e a corrida era o esporte praticado pelos nobres.
6 de abril de 1896
Atenas
Jogos Olímpicos de 2016 conhecidos oficialmente como os Jogos da XXXI Olimpíada, mais comumente Rio 2016, foi um evento multiesportivo realizado no segundo semestre de 2016, na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, no Brasil.
dois anos
Para respeitar as origens dos Jogos da Grécia Antiga, que ocorriam a cada quatro anos em Olímpia. Não à toa, o período de quatro anos entre as competições foi batizado de Olimpíada.
Jogos Olímpicos da Juventude de Verão
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus. A data tradicional atribuída à primeira edição dos Jogos Olímpicos é 776 a.C..
A Luta estreou nos Jogos Olímpicos da era antiga no ano de 704 a.C. Segundo escritos e esculturas da época os atletas lutavam nus e com mistura de azeite de oliva e terra no corpo. O objetivo era derrubar o adversário três vezes.
O objetivo é projetar o adversário ao solo e o esporte é um dos mais antigos da história. Ele começou a ser praticado na Grécia e na Era Antiga estreou nos jogos olímpicos em 704 a.C. Nos jogos de Atenas em 1896, a luta apareceu no programa olímpico, na categoria super pesado.
A luta começou a ser disputada nos Jogos da Grécia Antiga no século 7 a.C.. Ao longo dos anos e das edições das Olimpíadas, a modalidade foi evoluindo e ganhando particularidades.
No atletismo, nos anos 20, as camisas eram de algodão, que se tornavam pesadas com a chuva ou suor. As sapatilhas eram de couro, com pregos. Já em 1925, o fundador da adidas, Adi Dassler, patenteava uma sapatilha para atletismo.
Nos primeiros jogos, Atenas 1896, os vencedores recebiam uma medalha de prata enquanto os demais recebiam uma de bronze. Em Paris 1900, medalhas não foram dadas, substituídas por outros prêmios, como pequenas placas.
Na Grécia Antiga, em vez de receberem as atuais medalhas de ouro, prata e bronze, os atletas eram premiados com as coroas de pequenos ramos de oliveira entrelaçados, que representavam a suprema glória para a alma grega.