Um documento eletrônico é acessível e interpretável por meio de um equipamento eletrônico, podendo ser registrado e codificado em forma analógica ou em dígitos binários. Já um documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de sistema computacional.
Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato. Gênero: refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte.
Assim, os documentos podem ser textuais, cartográficos – como plantas e mapas, iconográfico – pinturas, cartazes, filmográficos, sonoros, micrográficos e informáticos ou digitais – doc ou pdf.
Alguns dos tipos mais comuns são os seguintes:
Estes são os 4 padrões mais utilizados para classificar documentos:
Documento de arquivo É um documento produzido, recebido e mantido a fim de provar e/ou informar por uma organização ou pessoa, no cumprimento das suas obrigações legais ou na condução das suas actividades. É a mais pequena unidade arquivística, indivisível do ponto de vista funcional.
O Plano de Classificação de Documentos é o instrumento utilizado para classificar todo e qualquer documento de arquivo. ... A Tabela de Temporalidade de Documentos é o instrumento resultante da avaliação documental, aprovado por autoridade competente, que define prazos de guarda e a destinação de cada série documental.
A catalogação é a descrição bibliográfica de um documento feita numa ficha bibliográfica, de modo a que seja identificado com precisão.
classificação e organização, segundo determinada ordem, de um conjunto de dados, objetos, etc.
A catalogação permite ao usuário localizar um item específico, bem como permite outra biblioteca localizar um determinado material e saber quais são os materiais existentes em acervos das outras bibliotecas.
“A catalogação é representação descritiva de uma obra tanto em aspectos físicos como temáticos, ou seja, deve ser a cópia fiel da página de rosto”, afirma Maria Alice Ferreira, bibliotecária da Câmara Brasileira do Livro.
Catalogação Cooperativa Introdução A catalogação cooperativa e realizada por varias bibliotecas, sendo que uma central se encarrega de normalizar e reproduzir suas fichas e distribuí-las a uma coletividade. ... A sigla SIC significa Serviço de Intercambio de Catalogação.
A catalogação é uma atividade geralmente relacionada às bibliotecas e que consiste em registrar um conjunto de informações sobre um determinado documento ou conjunto de documentos. As informações registradas variam de acordo com o tipo de documento que está sendo catalogado.
Para catalogar livros, por exemplo, é necessário que o bibliotecário registre os dados do título, autor(es), tradutor(es), número da edição, editor, local, data de publicação, número de páginas e ISBN da obra. Atualmente, o código mais utilizado no Brasil é o AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ª. edição).
Romances
Tipos de livros são definidos pelo formato, método de fabricação, ou aparência dos livros. ... Gênero refere-se ao conteúdo do escrito no livro.
Gêneros literários podem ser definidos como uma categorização dos diversos tipos textuais que são escritos e publicados. Essa forma de organização iniciou-se na Grécia Antiga, sobretudo pela obra de Aristóteles, que separou e definiu os gêneros épico, lírico e dramático, no livro Arte Poética.
Citaremos agora os principais:
Teoricamente só existem três gêneros literários: o épico, o dramático e o lírico. De acordo com o Wikipédia, a distinções entre os gêneros e categorias são flexíveis, muitas vezes com subgrupos.
Resposta. Resposta: Quadrinhos, Mistério, Aventura e Ficção.
15 livros que todo mundo deve ler antes de morrer
10 clássicos que todo mundo deveria ler
Os melhores livros para ler em 2020
Aqui estão os 50 melhores livros para ler antes de morrer!