Criado no Japão, no final da Segunda Guerra Mundial, como método para a reconstrução do país, o programa 5S transformou-se em uma estratégia bastante valorizada dentro de organizações como uma metodologia que busca principalmente eliminar desperdícios e aumentas a produtividade.
5S: O QUE É E COMO IMPLEMENTAR?
Os principais benefícios da metodologia 5S são:
Além do ambiente de trabalho o asseio pessoal acaba melhorando, pois os funcionários, não querendo destoar do ambiente limpo e agradável, acabam por incorporar hábitos mais sadios quanto à aparência e higiene pesssoais. ... melhoria do ambiente de trabalho; melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc)
Para gerar os melhores resultados possíveis, o programa 5S deve ser incorporado à rotina da organização, de forma sistemática. Ou seja, é preciso que os processos sejam pensados dentro da lógica do sistema.
Para a sua avaliação, a comissão utiliza as mesmas FICHAS DE AVALIAÇÃO DO 5S fornecidas pelo Escritório da Qualidade, verificando, item por item, a situação encontrada no dia da visita. Em seguida, a comissão discute com a equipe os resultados da visita.
BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS PELA ORDENAÇÃO
A ferramenta 5S consiste na adoção de cinco passos, à primeira vista bem simples, com o objetivo de embasar o desenvolvimento da qualidade. Os princípios são: o da organização, o da arrumação ou ordenação, o da limpeza, o da manutenção e o da disciplina.