Por exemplo, se o meteorologista tiver apenas 50% de certeza que a precipitação irá ocorrer, e espera que, se ela ocorrer, ela irá produzir chuva mensurável ao longo de cerca de 80% da área considerada, a PdP (chance de chuva) será de 40%. (PdP = 0,5 x 0,8 = 0,4 ou 40%).
As chuvas podem ser medidas de várias formas. A mais simples é usando um pluviômetro convencional. Um milímetro de chuva significa um litro de água acumulado em um metro quadrado. Quando a gente diz que teve uma chuva de 200 milímetros, em 24h, significa que 200 litros d'água caíram num metro quadrado.
20mm de chuva equivale a 20 litros de água por metro quadrado. Se chover 20mm em uma hora a chuva será considerada forte, mas uma chuva fraquinha durante o dia todo pode chegar ao mesmo volume. 1mm diz respeito ao volume de água com uma altura de 1mm em um quadrado de 1m de lado, ou seja, 1 litro de água de chuva.
Confira o pluviômetro diariamente. Leia a escala observando a altura da água sempre à altura dos olhos. A linha superficial estará encurvada — esse é o menisco, formado à medida em que a água entra em contato com o recipiente e cria tensão superficial. A sua leitura deve ser representativa da base dessa curva.
O índice é calculado em milímetros. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.
Índice pluviométrico é uma medida em milímetros, resultado do somatório da quantidade da precipitação de água (chuva, neve, granizo) num determinado local durante um dado período de tempo.
Como se calcula o índice pluviométrico de determinada região? Para calcular esse índice, é necessário ter estações meteorológicas espalhadas com um aparelho chamado pluviômetro. Com o resultado das medições desse equipamento, podemos chegar à média de precipitação observada na região analisada.
Índice pluviométrico O índice pluviométrico refere-se à quanfidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. O índice é calculado em milímetros. ... saema/indice- pluviometrico.
Aparelho serve para calcular a quantidade de água de chuva em uma área. ... O professor de matemática Aliomar Santos explica como o pluviômetro funciona: “O bocal capta a chuva que está caindo. Essa água vai se armazenando no interior. Feita a coleta da chuva, que caiu em um determinado tempo, nós fazemos a medição.
adjetivo Relativo à pluviometria, à medição da quantidade de chuva que cai num local durante um período determinado.
O regime de chuvas é marcado pela escassez, acentuada irregularidade espaço-temporal e longos períodos de estiagem, onde a maior parte da precipitação, geralmente, ocorre em três meses, com média anual inferior a 800 mm (Figura 1).
O clima no Brasil é predominantemente tropical, mas como o nosso país tem dimensões continentais, é comum que diferentes regiões apresentem variações climáticas bastante particulares. O El Niño, por exemplo, provoca diminuição das chuvas no Nordeste e torna a região Sudeste mais quente. ...
Portanto, o verão é uma estação chuvosa no Pantanal, enquanto a inverno é seco. ... - De outubro a março (período mais quente e úmido do ano) as temperaturas ficam elevadas e as chuvas fortes são frequentes. - O índice pluviométrico do Pantanal é de 1.
Existem vários fatores que interferem na ocorrência das chuvas no Brasil, tais como a umidade da Amazônia, as massas de ar e as anomalias cíclicas climáticas.
Os estados do Sul do Brasil, em particular o Rio Grande do Sul, estão recebendo aporte de umidade tropical enorme nestes dias, o que gera chuva com grande frequência. Soma-se ainda a atmosfera aquecida com uma massa de ar quente instalada na região.
Calçoene, no Amapá, com 7 mil habitantes e com uma precipitação média anual de 4.
Saiba por que Joinville é uma das cidades em que mais chove no planeta.
A cidade que menos chove em todo o Brasil se chama Cabaceiras e ela faz parte da área geográfica de clima semiárido brasileiro, segundo o Ministério da Integração Nacional.
Índia
Lugares mais chuvosos do mundo
A cidade de Calama, localizada ao norte do deserto, é a recordista mundial de falta de chuva: ficou 400 anos na secura, de 1571 a 1971. Além dos desertos, outras regiões extremamente secas no planeta são os pólos congelados.
Dias nublados fazem as pessoas acreditarem que a chuva está por vir, mas em Seattle nem sempre isso acontece. Outra explicação interessante é de que a cidade criou o mito da “chuva todos os dias” para evitar que muitas pessoas se mudassem para cá.
O maior acúmulo registrado na semana foi em Scoresbysund, na Groenlândia, onde choveu 255 milímetros em 24 horas. Em Santa Catarina, a chuva não deu trégua por 151 horas.
BELÉM
25 mm
Um dia parou de chover: como o Saara foi de mata com rios e gente a deserto. ... Foi, na verdade, um hiato: os cientistas estimam que a área era desértica antes e viu as chuvas chegarem há 10.