Gênero do adjetivo O gênero dos adjetivos se refere a duas formas: uma para o feminino e outra para o masculino.
Os adjetivos sempre concordam com o substantivo ao qual fazem referência. Assim, eles serão flexionados no masculino ou no feminino, de forma semelhante, classificando-se em: Biformes: quando há duas formas diferentes, uma no masculino e outra para o feminino. Exemplo: judeu e judia, má e mau.
Adjetivo composto formado por adjetivo e substantivo é invariável: quando o primeiro elemento é um substantivo, por exemplo: amarelo-limão. Adjetivo composto formado por substantivo e adjetivo é invariável: alguns deles não modificam sua forma, ou seja, é a mesma palavra utilizada para ambos os gêneros.
a) Está incorretamente flexionado o adjetivo verde-olivas em "tecidos verde-olivas", pois a regra para flexão de número em adjetivos compostos cujo primeiro termo é uma cor e o segundo termo é um substantivo diz que ambos os termos permanecem invariáveis. Logo, o correto seria "TECIDOS VERDE-OLIVA".
1- Quanto ao gênero os adjetivos podem ser uniformes e biformes. Assinale a alternativa que apresenta adjetivos uniformes: a) português, cristão.
Os adjetivos uniformes possuem a mesma forma, tanto para o feminino, como para o masculino, ou seja, não flexionam o seu termo. Todos os adjetivos terminados em –a, -e, -l, -m, -ar, -or, -s, -z, são classificados como adjetivos uniformes.
Os adjetivos apresentam flexões de gênero, número e grau. Os adjetivos assumem o gênero do substantivo do qual se referem. Quanto ao gênero, os adjetivos podem ser uniformes e biformes. Os adjetivos biformes apresentam uma forma para o gênero feminino e outra para o masculino.