Antoine Jérôme Balard
período 4
O símbolo químico do bromo é Br. É um líquido castanho avermelhado e nunca é encontrado naturalmente em sua forma elementar, mas sim em compostos inorgânicos, também conhecidos como brometos, e em compostos organobromados naturais. Estes são encontrados em solos, sais, ar e água do mar.
O bromo é um elemento químico classificado como não metal, identificado pelo símbolo Br e número atômico (Z) 35. Tem uma massa molar de 79,90 g/mol e eletronegatividade de 2,96 na escala de Pauling. Esse elemento está situado na família VII A (halogênios) da tabela periódica.
O Br, Cl e I , são da família 7A, possui 7 elétrons na sua última camada, precisa somente de 1 elétron para completar o octeto e ficar estável. Logo, faz somente uma ligação!
Um elemento faz a quantidade de ligações necessidades para se estabilizar, e isso ocorre quando ele tem 8 elétrons na sua ultima camada de valência, por exemplo, o carbono só possui 4 elétrons na sua ultima camada de valência, logo, ele precisa realizar 4 ligações.
Como mostrado abaixo, o boro realiza três ligações covalentes com o flúor, compartilhando três pares de elétrons e ficando com seis elétrons na sua última camada (camada de valência), ou seja, uma exceção à regra do octeto.
Resposta. N - 3 ligações ( trivalente ) P - 3 ligações ( trivalente ) F - 1 ligação ( monovalente ) Cl - 1 ligação ( monovalentes ) Br - 1 ligação ( monovalente ) I - 1 ligação ( monovalente ).
A fraca energia de ligação F-F, associada à elevada energia de ligação do flúor com outros átomos está na origem da sua elevada reactividade. O flúor reage na realidade, com quase todos os elementos da tabela periódica, com algumas (poucas) excepções, como por exemplo, o oxigénio e os gases raros mais leves.
F
(-1)
Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.
Quais os tipos de ligação covalente? Há quatro tipos de ligação covalente: simples, dupla, tripla e a dativa.