As misturas são formadas por mais de uma substância e podem se classificar em Misturas homogêneas ou heterogêneas. Misturas homogêneas: são as misturas que apresentam uma única fase. Exemplos: o ar atmosférico é uma mistura homogênea de vários gases, dentre eles o gás nitrogênio (N2) e o gás oxigênio (O2).
O granito é formado por quartzo, feldspato e mica, possui três fases, é, portanto, uma mistura heterogênea.
O sistema I apresenta três fases: óleo, água líquida e gelo. O sistema II apresenta três fases: água líquida, gás e gelo. O sistema III apresenta seis fases: óleo, gelo, solução de água e sal, quartzo, feldspato e mica (no granito).
a) Temos que em todos os sistemas analisados, o número de fases é apenas uma, e por consequência, todos os sistemas são misturas homogêneas. Misturas homogêneas são aqueles onde não há diferenciação dos componentes sem formação de fases.
Nesse sistema temos três fases – duas líquidas e uma sólida. Óleo e água são imiscíveis, por isso, não se misturam e formam duas fases líquidas. O gelo, como está na fase sólida, forma uma nova fase (que fica entra as duas fases formadas pelos líquidos pois tem a densidade menor que a água líquida).