O Tratado de Petrópolis foi um acordo diplomático entre o governo brasileiro e boliviano, firmado em 17 de novembro de 1903 na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, o qual anexou o território do Acre ao Brasil, pertencente à Bolívia desde 1750.
O Acre está situado no sudoeste da região Norte e tem como limites os estados do Amazonas e Rondônia e os países Bolívia e Peru.
A Amazônia passa pelos territórios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, e parte do território do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins.
O nível do Rio Acre já ultrapassou em 30 centímetros a cota de alerta, definida em 13,50 metros, após as chuvas registradas nos últimos dias.
Peru
No município acreano de Assis Brasil, o rio marca a fronteira dessa cidade com Iñapari (Peru) e Bolpebra (Bolívia). Além destas cidades, outras localidades situadas à beira do rio são: Brasileia, Cobija (Bolívia), Epitaciolândia, Xapuri, Rio Branco, Porto Acre, Floriano Peixoto e Boca do Acre.
Esta lista de municípios do Acre por população está baseada na estimativa de 2019 do IBGE. O Acre é uma das 27 unidades federativas do Brasil e é dividida em 22 municípios.
Estado de Rondônia celebra 39 anos de criação e relembra momentos importantes da história. O ano era de 1981 quando Rondônia foi elevado à categoria de Estado, mesmo período que vivia um intenso crescimento, tornando-se uma necessidade a realização de seu anseio.
Municípios