Trigo e cereais: a farinha de trigo, milho, aveia, centeio e cevada contêm partículas que, quando inaladas, podem desencadear doenças respiratórias, como a rinite e a asma. Além disso, o glúten, um dos componentes do trigo, aumenta a produção de muco.
Quem sofre com rinite alérgica não deve beber leite De acordo com Gabriela Samico, o consumo de leite não causa a alergia, mas pode aumentar a quantidade de muco, agravando problemas respiratórios já existentes, como sinusite e rinite alérgica.
O que provoca rinite alérgica? Várias substâncias presentes no meio ambiente são alergênicas, mas predominam a poeira, o pólen e alguns alimentos.
Dicas de prevenção da rinite alérgica
Tratamento para rinite crônica
Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal, pois ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas como dor e pressão no rosto.
Nos casos de sinusite alérgica, os remédios mais utilizados são os anti-histamínicos, como a Loratadina, Cetirizina ou Terfenadina, por exemplo, pois ajudam a reduzir a alergia e a aliviar a pressão dentro dos seios nasais.
Como prevenir
Estes agentes podem ser bactérias, fungos ou vírus. A rinite alérgica, gripes e resfriados também pode ocasionar a doença, já que o inchaço impede que o muco seja drenado normalmente para o nariz, e qualquer situação que impeça a comunicação natural entre os seios da face e o nariz pode causar sinusite.