A cinesiologia e a ciência que tem como estudo a análise dos movimentos do corpo humano. Já a biomecânica estuda a mecânica dos organismos vivos.
Seu objetivo é analisar as forças que agem sobre o corpo humano e manipular tais forças em procedimentos de tratamento de modo que o desempenho humano possa ser melhorado e que uma lesão adicional possa ser prevenida.
Para profissionais de educação física, o estudo da Cinesiologia é importante para melhorar e guiar uma aula ou plano de treino. Conhecer o papel de cada músculo contribui para preparadores físicos conseguirem equilíbrio muscular e evitar lesões em atletas e estabilizar alunos com limitações.
Mais especificamente, a Biomecânica permite, entre outras coisas, melhorar o desempenho de atividades esportivas, melhorar a técnica de realização de movimentos, melhorar equipamentos utilizados em esportes ou em atividades do dia a dia, prevenir lesões e auxiliar na reabilitação de lesões.
Cinemetria é uma metodologia utilizada, dentro da biomecânica, para análise quantitativa de movimentos, na qual, podem-se mensurar variáveis como força, velocidade, posição e rotação entre segmentos.
A cinemetria consiste na análise de parâmetros cinemáticos, tendo por base a retirada de imagens do movimento em estudo e a sua posterior análise. Este método permite, fundamentalmente, a caracterização cinemática das técnicas em estudo.
Biomecânica aplicada ao esporte: contribuições, perspectivas e desafios. A Biomecânica é uma disciplina que estuda e faz análises físicas de movimentos do corpo humano. É tarefa da Biomecânica das atividades esportivas a caracterização e melhoria das técnicas de movimento através de conhecimentos científicos.
A Biomecânica Ocupacional está relacionada ao estudo das posturas e tarefas do homem no trabalho. Trata-se de uma área interdisciplinar que possui ligação direta com a Ergonomia e que procura buscar soluções para os problemas decorrentes da adaptação do homem ao ambiente de trabalho e vice-versa.
Força: impulso ou tração agindo sobre o corpo, definida como produto da massa de um corpo pela aceleração do corpo, resultando assim na aplicação da força (F=m.a), apresentando-se em Newton (N);
Cinesiologia e BiomecânicaCinesiologia e Biomecânica Alavancas Constituída por três partes básicas: Resistência (R) Peso de uma carga, quase sempre representado pelo peso do segmento ou carga externa. È a força que deve ser vencida. O próprio segmento corporal representa uma resistência natural à alavanca.
As forças mais comuns envolvidas com a biomecânica são a força muscular, a gravidade, a inércia, a força de flutuação e a força de contato. Cada uma delas tem uma característica diferente e age de maneira distinta para que o corpo humano possa desempenhar um movimento ou se manter estático.