1º Versículo: Se tu anda com os sábios, então… Se tuas companhias forem boas, elas certamente somarão coisas edificantes para a tua vida, mas quem se mistura com porco farelo come… Neste caso, você mesmo(a) demonstrará ser uma pessoa sábia, pois pessoas boas e sábias tendem a te influenciar para o bem.
Quem se mistura com porcos farelo come Tal frase indica que uma pessoa, ao estar em companhia de outras de má índole, acaba fazendo coisas ruins também.
Provérbios 13:20 Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal.
Provérbios 13:3 – O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.
Conversar com o chefe abertamente deixando claro que você não está satisfeito com a qualidade da comunicação pode ser uma saída, se houver “abertura” para tanto. Em muitas empresas, existem canais de comunicação onde o empregado pode obter conselhos ou mesmo oferecer uma denúncia contra um superior hierárquico.
Como lidar com pessoas falsas na família
Me chama de fofoqueira, mas quem fala mal dos outros é você! A fofoca sempre está a serviço da inveja. Quanto mais invejosa for a pessoa, mais fofoqueira ela é. Amizade com fofoqueira é igual a elástico: você vai esticando, esticando, até que, em algum momento, ele arrebenta.
Dicas para lidar com parentes que falam mal de todo mundo
O que fazer quando temos vizinhos fofoqueiros
Abaixo estão alguns segredos para acabar com esse terrível incômodo.
Evitando fofocar com outros. Lide com a pessoa fofoqueira em particular. Se você está tentando lidar com rumores constantes, chame a pessoa responsável em particular e fale a respeito. Principalmente se você estiver em posição de autoridade, pode ser necessário controlar a situação.
Se você errou, aprenda, se desculpe e não torne a errar. Faça a sua parte: não ceda às provocações de pessoas que se dedicam a te difamar. Pense que, enquanto elas dedicam o tempo delas a isso, você dedica o seu para crescer, se desenvolver e ser uma pessoa melhor.
Quando o problema é com colegas mentirosos, a fórmula é simples: ria das mentiras engraçadas e releve as brandas. Se forem graves, denuncie ou se afaste do mentiroso, para não terminar contaminado. É preciso ter cautela quando o propagador de mentiras for o chefe, diz a professora da FGV.