A solução de Lugol é indicada para auxiliar no bom funcionamento do organismo, para desintoxicar, aumentar o sistema imunológico, o bom funcionamento do metabolismo, entre outros benefícios.
O iodo é um mineral essencial para o organismo, pois desempenha funções de:
Deve-se iniciar a suplementação com apenas 1 gota por dia, de preferência, diluída em um copo de água, no período da manhã (não precisa ser em jejum). A partir da segunda semana, as pessoas devem aumentar para 2 gotas. Da terceira semana em diante, pode-se utilizar até 3 gotas ao dia.
Em adultos, o hipotireoidismo pode causar inchaço na pele, rouquidão, função mental prejudicada, pele seca e escamosa, cabelos esparsos e grossos, intolerância ao frio e ganho de peso. Se gestantes apresentarem deficiência de iodo, o risco de aborto espontâneo e morte fetal é aumentado.
O iodo é um mineral necessário para a síntese dos hormônios tireoidianos que irão regular as funções do organismo, sua deficiência pode levar ao bócio e seu excesso pode causar intoxicação.
O hormônio Q é o hormônio tireoideano e o S o hormônio tireotrópico (TSH). No bócio endêmico, a deficiência alimentar de iodo provoca a diminuição de síntese do hormônio tireoideano. Esta menor concentração circulante de hormônio tireoideano acarreta a maior liberação de hormônio tireotrópico (TSH).
A falta de iodo no organismo provoca o chamado bócio endêmico ou bócio carencial, ou seja, um aumento da glândula. Isso acontece porque, para que a tireoide consiga produzir os hormônios, é necessário que haja átomos de iodo.
O iodo (I) é essencial para a formação de tirosina e de triiodotironina, comumente denominados T4 e T3, os dois hormônios tireoidianos essenciais para a manutenção do metabolismo normal em todas as células. Estes hormônios controlam todos os passos metabólicos da oxidação celular.
O bócio resulta da falta de iodo na dieta, o que sobrecarrega as glândulas tireóides, que aumentam de volume como consequência. A falta do iodo e consequentemente dos hormônios tireoidianos interferem no metabolismo, tornando-o lento.
Resposta. O orgão é a glândula Tireóide.
O que é recomendado atualmente sobre vitaminas pela American Thyroid Association, a ATA, é a ingestão adequada de iodo para gestantes (220 a 250 mcg/dia), lactantes (250 a 290 mcg/dia) e adultos (150 mcg/dia). Além disso é recomentado o uso de multivitamínico para gestante.