RG (ou na inexistência deste, outro documento de identificação oficial com foto). CPF (desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal). Autorização do órgão ambiental competente, caso a unidade consumidora esteja em área ambiental protegida.
Qualquer dúvida ou solicitação pode ser realizada por meio dos canais de comunicação: CPFL Paulista: pelo site www.cpfl.com.br; Central de Atendimento 10 (atendimento 24 horas e com ligação gratuita) ou nas Agências de Atendimento.
No caso do circuito 220 V, temos duas fases e portanto utilizamos um interruptor bipolar. Devemos sempre garantir que ao desligar o interruptor, não haja mais tensão no receptáculo (bocal) da lâmpada por questões de segurança. Para conectar a lâmpada, devemos utilizar um receptáculo compatível com o tamanho da lâmpada.
O resistor R1, que é de fio de 5 watts com 10 k ohms para a rede de 110 V e 22 k ohms para a rede de 220 V, reduz a tensão e a corrente aos níveis que o LED precisa. O diodo D1 retifica a corrente, pois os LEDs só trabalham com correntes contínuas e D2 protege os LEDs contra os pulsos inversos ou problemas com D1.
Caso alguém ligue uma lâmpada de 220v em uma tensão de 110v, a iluminação da lâmpada ficará fraca. Já que não existe voltagem suficiente para atender a demanda, ou seja o pedido de energia necessário para que a lampada acenda 100% de sua capacidade.
Coloque os fios da fita de LED no conector que vem junto do produto com atenção à polaridade deles (é só encaixar e prender os parafusinhos com uma chave de fenda fina). Depois, é só juntar o conector e o plug que vai na tomada para conseguir iluminar o seu ambiente.
A regra básica é que os LEDs em série somasse a tensão imposta a eles. Por exemplo 2 LEDs de 3V ligados em série precisam 6V para ligar. Já em paralelo mantém os 3V para ligar ambos.
Para realizar esta instalação, conecte a fase de alimentação em um dos bornes do interruptor, depois saia com o cabo de retorno do outro borne deste interruptor e vá com este cabo até o borne da fase da primeira carga.