Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.
Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
O ponto e vírgula é usado para indicar uma pausa maior que a da vírgula e menor que a do ponto final. Usamos o ponto e vírgula: Para separar orações coordenadas extensas, principalmente se pelo menos uma delas possuir partes divididas por vírgulas.
Cada vez que se respira, coloca-se uma vírgula." De Oiapoque (AP) a Chuí (RS), todos já ouvimos essa definição "científica" numa aula de português. ... A razão da inexistência da vírgula é simples: sujeito e verbo têm relação sintática direta (o verbo concorda com o sujeito) e, se estão lado a lado, é inútil separá-los.
A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.
– Elas gostam de artistas (que sejam) como (é) Tom Jobim, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Elas gostam de vários artistas, como (por exemplo) Tom Jobim, Gilberto Gil e Caetano Veloso. como. Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala.
Assim, qualquer que seja a ordem da frase apresentada, a expressão «por favor» deverá aparecer entre vírgulas: «Por favor, dirija-se ao balcão para pegar a sua senha.» «Dirija-se ao balcão, por favor, para pegar a sua senha.» «Para pegar a sua senha, por favor, dirija-se ao balcão.»
A forma correta de escrita de expressão é Graças a Deus, sem acento indicador de crase. Graças a Deus é uma expressão usada para demonstrar agradecimento, gratidão e alívio em relação a algo que poderia ter sido ruim, mas que não trouxe consequências negativas: Graças a Deus estão todos bem!
A vírgula que o separa do restante da frase, portanto, é obrigatória! Vejamos alguns exemplos práticos: Boa tarde, Joana! Joana, boa tarde!
Por favor é uma expressão de cortesia usada quando se quer pedir algo a alguém. Não se deve usá-la sem a preposição por. O verbo que vier imediatamente à sua frente deverá estar no modo imperativo, usado para ordem, pedido, conselho ou apelo.
A expressão por favor deverá ser separada da restante oração por vírgulas, podendo aparecer no início, no meio ou no fim das frases.
Usamos POR QUÊ (separado e com acento circunflexo) no final de frases que tenham apenas um ponto (final, interrogativo, exclamativo,...) ... Usamos PORQUÊ (junto e com acento circunflexo) quando essa palavra for usada como substantivo e for antecedida por artigo. Por exemplo: Não sei o porquê de sua atitude tão grosseira.