Para espetar e preparar a picanha em medalhões, comece espetando o menor dos cortes. Trate de mexer o espeto para espetar a carne para facilitar o trabalho, principalmente se a ponta não for muito afiada. Ao espetar a primeira parte da picanha, volte. Em seguida, vá perfurando a carne e girando o espeto.
O medalhão de Picanha Swift é macio e perfeito para quem deseja preparar a picanha de um jeito prático e rápido. Cortada em bifes mais altos, é ótima para grelhar e deliciar o seu paladar no churrasco!
Basta picar ou moer o alho, misturar com sal e manteiga ou azeite e espalhar sobre as postas. Então é só colocar para assar. E por falar em assar, é importante lembrar que a picanha é uma carne rápida. Por isso, o churrasqueiro deve ficar de olho para virá-la e tirá-la do fogo na hora certa.
Coloque a picanha com a gordura virada para cima. Salpique um pouco mais de sal sobre a picanha e cubra a assadeira com papel alumínio. Certifique-se de preaquecer o forno e leve a picanha para assar em 220ºC por 45 minutos a 1 hora. Após esse tempo, retire a picanha e remova o excesso de sal grosso de cima da carne.
Em uma grelha com fogo bem forte, coloque a peça de picanha inteira com a gordura virada para baixo. Aguarde até que o fogo suba e deixe a capa de gordura ligeiramente dourada. Vire a carne com a gordura para cima e asse por mais 3 a 4 minutos. Retire do fogo e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos.
Fabrício Filla explica que o ideal é fazer a picanha em duas fases, primeiro colocando ela inteira na grelha sem sal com uma brasa forte a 30 cm do fogo, por aproximadamente 3 a 4 minutos de cada lado.
Como Assar Picanha:
Os pontos da carne
Para saber os pontos da picanha na churrasqueira e não ter um bloco seco de carne, José tem dicas infalíveis. "Cortando em bifes mais grossos, de 2 a 3 dedos, quando ela estiver selada dos dois lados, aperte a picanha com o dedo. Quanto mais macia estiver, mais mal passada está. Mais firme, mais bem passada", diz.
Modo de Preparo
65ºC
Com o dedo da outra mão, sinta a região do músculo abaixo do polegar. Ele estará na consistência da carne mal passada. Ao encostar o dedo médio no polegar a consistência é da carne ao ponto, e com o anelar, mais para bem passada. Aí é só apalpar a carne, com cuidado para não se queimar, e verificar o ponto.
Para carne bovina sem osso, toste cada lado por 4 minutos e deixe assar mais 15 minutos para servir malpassada. Para ter a carne no ponto, toste cada lado por 5 minutos e asse por mais 20 minutos. E para carne bem-passada, basta tostar por 6 minutos e assar por 25 minutos adicionais.
* Polegar com indicador: consistência mole. Se carne estiver assim, sinal de que está mal passada. * Polegar com médio: consistência mole, mas levemente mais firme. Na carne, isso significa que ela está quase no ponto, mas seu meio ainda deve estar mal passado.
Ao atingir o ponto mais, a carne já ganha uma cor amarronzada devido ao tempo de chapa, chegando a quase tostar as bordas e interior do hambúrguer. Este ponto, a carne já está dura ao toque e com quase suco em seu miolo, e a temperatura ideal de preparo é de até 69 °C.
Encoste as pontas do polegar e indicador e, com a outra mão, pressione a área gordinha; se a resistência da carne for semelhante, ela está mal passada. Se a consistência for mais parecida com a união dos dedos polegar e médio, está ao ponto.
A chef lembrou que o correto é que a carne esteja cozida por dentro, com a superfície “selada” e de cor acinzentada. Ela frisou que carnes que acabaram de ser retiradas da geladeira demoram de 9 e 10 minutos para atingir o ponto na frigideira, se estiverem em temperatura ambiente seriam 6 minutos.
Ao ponto: trata-se daquele ponto rosado, no qual é possível perceber os sucos quando a carne é pressionada. Funciona em cortes naturalmente mais macios e com menor teor de tecido conjuntivo, como o filé-mignon, o miolo da alcatra e o baby beef.
Espere até que o termômetro atinja 60 ºC. É recomendado que a carne de porco seja cozida até ficar entre as temperaturas de 63 e 71 ºC para ser segura para o consumo. Porém, você pode tirar a carne do forno um pouco antes dela atingir 63 ºC para não passar do ponto.
Você deve 'apertar' fazendo uma leve pressão, para ajudar no cozimento interno, mas não deve mexer o hambúrguer, deixe ele lá parado até tostar cerca de 5 a 7 minutos de cada lado. Quando a carne passa do ponto, ela perde em sabor.
Evite amassar muito a carne moída, o que pode deixar o hambúrguer compacto e duro, perdendo maciez e suculência. Para o pão suportar a carne suculenta e não desmanchar ou desmontar o hambúrguer, “sele-o” em outra chapa ou frigideira quente com um pouco de manteiga até ficar levemente dourado e crocante por fora.
Modo de Preparo
Divisor de águas na cocção do hambúrguer, esses são os tipos de equipamentos mais usados em uma hamburgueria e nas casas de lanches: chapa de fazer hambúrguer elétrica; chapa para hamburguer a gás; Char broiler (as tradicionais grelhas), que também pode ser elétricas ou a gás.
Ligue o grill na tomada em temperatura máxima e deixe aquecer. 2. Pegue o hambúrguer e coloque sal em uma das superfícies. É importante que o sal só seja colocado no momento de grelhar, senão a carne solta todo o líquido.
⦁ Gourmet ou artesanal: mas, se a pegada do seu negócio são hambúrgueres diferenciados a char broiler é uma opção melhor. Como dito antes, devido ao sabor que ela atribui a carne, fazendo com que as preparações tenham um toque a mais.
As chapas a gás costumam esquentar sem grande espera. Já a elétrica, apesar de demandar mais tempo para chegar a temperatura ideal, ela se mantém aquecida por mais tempo e, consequentemente, menos energia será gasta (proporcionando melhor economia).
Para quem precisa preparar receitas em altas temperaturas, como carnes de churrasco ou macarrão na chapa, as chapas de ferro fundido são ótimas opções para a sua cozinha.
Top 10 ? Melhores Chapas Char Broilers de 2021
Basta puxar a gaveta dos queimadores, empurrar e girar os registros de gás e depois de acender os queimadores empurre a gaveta de volta para dentro. Sempre antes de utilizá-lo é necessário acender os queimadores e deixar as grelhas aquecendo por 30 minutos, até que chegue na temperatura ideia para cocção.
5. Confira a espessura ideal da placa da chapa. A espessura da placa é uma característica fundamental para determinar uma boa chapa para hambúrguer. Hoje, podemos encontrar no mercado chapas de 6 mm, 8 mm, 10 mm, 19 mm e 25 mm — cada uma com um preço específico.