FASES — O método é desenvolvido em três etapas: na primeira, quando o recém-nascido está impossibilitado de ficar junto à mãe e necessita de internação na unidade neonatal, inicia-se o contato direto pele a pele entre a mãe e o bebê, progredindo até a colocação do bebê sobre o tórax da mãe ou do pai.
Método Canguru contribui para desenvolvimento de bebês prematuros. Buscar qualidade na atenção prestada à gestante, ao recém-nascido e à família, promovendo, a partir de uma abordagem humanizada e segura, o contato pele a pele entre a mãe/pai e o bebê é o objetivo do Método Canguru.
No que respeita ao peso, o RN que nasce com peso abaixo de 1.
Os prematurinhos podem ser classificados de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 37 e 38 semanas; moderado nascido entre 31 e 36 semanas e prematuro extremo aquele nascido entre 24 e 30 semanas de idade gestacional.
Na Obstetricia e Neonatologia são usados termos para classificar a maturidade do feto, e dependendo da idade gestacional a gestação pode ser chamada de pré-termo, a termo ou pós-termo.
Sinais vitais Frequência cardíaca: entre 120 e 160 batimentos por minuto. Frequência respiratória: entre 30 a 50 respirações por minuto, por vezes irregular e com pausas até cinco segundos. Temperatura do corpo: cerca de 37°C, com variações entre os 36,5°C e os 37,5°C.
A freqüência deve estar entre 40 e 60 bpm, seguindo a regra “ocluir a peça em T/soltar/soltar/ocluir...”. Se após 30 segundos de VPP com oxigênio suplementar, o RN mantiver FC