Ele deve ser utilizado para coisas materiais, como por exemplo: “Irei colocar os livros na estante”. Como livro é algo material, utilizamos o verbo “colocar”. Já o verbo pôr usamos nas locuções e frases feitas no sentido figurado e na definição de coisas abstratas, como por exemplo: “Temos que pôr o assunto em dia”.
“Pelo qual” é o resultado da junção da preposição “por” com o artigo masculino “o” e o pronome “qual”. Exemplo: Aquela é a fileira pela qual comecei. O verbo “começar” pede a preposição “por. Lembrando que “o qual”, “pelo qual”, “do qual” podem variar em gênero e número.
É um pronome relativo que serve para criar uma relação de posse. Sempre acompanha o substantivo. Aparece na frase como adjunto adnominal ou complemento nominal.
As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes. Em à qual ocorre crase porque ocorre a contração do artigo definido feminino a com a preposição a (a + a = à). Em a qual não ocorre contração porque está apenas presente um dos elementos.
De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.