crossorigin="anonymous">
A escala é um dos elementos mais importantes na cartografia, já que ela determina a relação entre o espaço real de uma área e sua representação no mapa, reduzindo-a em diversos tamanhos.
A orientação cartográfica indica os pontos cardeais que são necessários para que o leitor tenha uma correta noção da posição relativa da área indicada no mapa. Geralmente, ela apresenta-se nos mapas com uma seta apontando para o norte (N), mas também pode ser indicada por uma rosa dos ventos.
Interpretar um mapa é saber identificar lugares, escalas. Mais ou menos assim, você está na aula e o trabalho é interpretar a vegetação de um lugar, então você olha as cores e olha a escala (aqueles quadradinhos que dizem o que cada cor significa). ... Se a escala for 1cm = 1 km, você está a 5 quilômetros da estrada.
Os mapas de fluxos consistem em mapas utilizados para representar situações de movimento no espaço como por exemplo o tráfego de pessoas ou de mercadorias. Uma das formas mais vulgar consiste em representar o sentido e a grandeza do movimento estudado através de vectores traçados sobre o itinerário percorrido.
Resposta: Os elementos de um mapa são: título, legenda, escala, orientação e projeção cartográfica. Todos eles ajudam-nos a ler e a compreender as representações que os mapas possuem.