EQST

Quando Surgiu O Estudo Da Tica?

Quando surgiu o estudo da ética?

O significado da palavra ética vem do Grego ethos, referente ao modo de ser do indivíduo, ou ao caráter do ser humano. Na Grécia Antiga, período que coincide com o século IV a.C., os filósofos gregos foram os primeiros a pensar o conceito de ética, associando a tal palavra a idéia de moral e cidadania.

Como era a ética na idade antiga?

A ética nasceu na Grécia, praticamente junto com a filosofia, embora seus preceitos fossem praticados entre outros povos desde os primórdios da humanidade, mesclados ao contexto mítico e religioso, tentando pautar regras de comportamento para permitir o convívio entre indivíduos agrupados no conjunto da sociedade.

Como a ética era percebida na Antiguidade Clássica?

Afirmava que a virtude pode ser alcançada por meio de ações ,que deveriam observar o uso da justa medida, evitando os excessos e as faltas. Pregavam uma vida simples, em busca da felicidade ,para isso desapegavam-se dos bens materiais, prazeres, comodidades e convenções sociais.

Como a ética foi desenvolvida ao longo do tempo?

A evolução do conceito de ética é determinado pela mudança dos valores morais e pelas leis vigentes, ao longo das várias épocas históricas. ... Entre os séculos IV e XIV a ética passa a ser imposta, confundindo-se com a religião e a moral. Continua a ser apenas normativa.

O que marcou a ética na antiguidade?

Na Antiguidade Ligado à filosofia, o conceito de ética surge na Grécia Antiga durante o século V a.C. Em um contexto de intensa reflexão a respeito das regras de convívio social, os pensadores gregos buscavam entender o funcionamento do regime de comportamento humano.

Quais as características da ética clássica?

Na filosofia clássica, a ética não se resumia apenas aos hábitos ou costumes socialmente definidos e comuns, mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público.

Quais são as características gerais da concepção de moralidade no período da Antiguidade Clássica?

Ser moral, para os pensadores antigos, sobretudo os da Grécia, era o mesmo que descobrir os meios para se alcançar, por meio da razão, o máximo de felicidade. ... Para alcançar a virtude, o homem precisa escolher “o caminho do meio”, a justa medida das coisas, e agir de forma equilibrada.

Quais diferenças que existem entre as diversas concepções de ética?

A diferença que existe entre as diversas concepções de Ética possibilitou o estabelecimento de alguns aspectos sobre o que é a Moralidade. ... Isso não ocorre com aquilo que enunciamos na alternativa B, pois a aquisição de riquezas não é um aspecto que possa ser associado à moralidade.

Qual a principal característica da filosofia clássica?

Este período é marcado pelo pensamento voltado principalmente a explicar a natureza, o Universo, suas leis e fundamentos através da razão e da lógica. A geometria, aritmética, física e química tem várias de suas primeiras ideias registradas nessa época.

Qual era a linha de pensamento de Sócrates?

O pensamento do filósofo grego Sócrates (469-399 a.C.) marca uma reviravolta na história humana. ... A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho.

Quais questões eram centrais na filosofia socrática?

Os filósofos pré-socráticos lançaram questões centrais sobre o problema do ser, do conhecer e da origem da natureza, do universo. Parmênides e Heráclito são duas referências importantes nesse início da filosofia ocidental que ocorreu na Grécia Antiga entre os séc.

É uma das principais frases e pensamentos de Sócrates?

Conheça algumas das principais frases de Sócrates: “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. “Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o ódio de um homem”. “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna, é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”.