crossorigin="anonymous">
Leia também: Modelo-padrão — a teoria que prevê a existência de 17 partículas elementares
A constante de Planck estabelece a relação de proporcionalidade entre a energia da radiação eletromagnética e sua frequência. A formulação de Planck assume que cada átomo se comporta como um oscilador harmônico cuja energia radiante é
O nome da constante de Planck deve-se ao físico Max Planck, que a obteve propondo a equação da densidade de energia radiante de uma cavidade de equilíbrio termodinâmica em função da frequência de radiação.
Na terceira temporada de Stranger Things, a misteriosa namorada de Dustin (Gaten Matarazzo) é a responsável por revelar o número da constante de Planck. (Foto: Reprodução/Stranger Things)
Outra aplicação é a redefinição de unidades físicas fundamentais, como quilograma, ampere, kelvin e mol, a partir de experimentos com o equilíbrio de watts. O balanço de watts é um instrumento que compara energia elétrica e mecânica usando efeitos quânticos para relacionar a constante de Planck à massa (1).
A equação da densidade de energia corresponde aos resultados experimentais para diferentes temperaturas nas quais um máximo de energia radiante aparece. À medida que a temperatura aumenta, a frequência no ponto máximo de energia também aumenta.
Em alguns casos específicos, a constante de Planck é dividida por 2π. Como, por exemplo, na solução da equação de Schrödinger. Essa divisão é tão comum que há uma abreviação para a fração h/2π. Essa abreviação é chamada de constante de Planck reduzida. O valor da constante de Planck reduzida é:
Mas, que raios é essa tal constante de Planck? Tem a ver com energia e radiação – conceitos muito presentes na trama da série da Netflix. Essa constante foi proposta pelo físico alemão Max Planck, em 1900. Foi ele quem deu início aos estudos da física quântica.
Este resultado implica que um feixe de luz, com sua própria frequência, pode ser feito para ter uma energia escolhida arbitrariamente, ajustando o número de oscilações adequadamente.
No último episódio da terceira temporada de Stranger Things, uma constante da física é a chave para Hopper (David Harbour) e Joyce (Winona Ryder) abrirem um cofre localizado no laboratório ultrassecreto que espiões russos construíram na cidade de Hawkins.
Max Planck assumiu que os átomos vibram com valores de energia que são múltiplos de um mínimo de energia hv. Ele obteve uma expressão matemática para a densidade de energia de um corpo radiante em função da frequência e da temperatura. Nessa expressão aparece a constante de Planck h, cujo valor foi ajustado muito bem aos resultados experimentais.
A quantização da energia permitiu a Planck estabelecer matematicamente a razão da densidade de energia radiante de um corpo negro em função da frequência e da temperatura através da equação.
A luz azul faz parte da luz visível que o olho humano é capaz de perceber. Seu comprimento varia entre 400 nm e 475 nm, correspondendo a maior e menor intensidade de energia. Aquele com o maior comprimento de onda é escolhido para realizar o exercício
Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).
A constante de Planck recebe esse nome como homenagem ao cientista que a postulou: Max Karl Ernest Ludwing Planck. Ele chegou ao seu valor ao tentar resolver o problema da distribuição de energia na radiação de corpo negro. Tal episódio ficou conhecido como “a catástrofe do ultravioleta”. Até aquela época, os conceitos de Física Clássica não eram capazes de explicar o fenômeno.
A energia de cada fóton da radiação eletromagnética que se percebe como a cor verde pode ser calculada pelo produto da _______ pelo(a) _______. Essa radiação tem a mesma _______ que qualquer outra onda eletromagnética no vácuo.
O número em questão é a constante de Planck. Com a sequência numérica errada em mãos, Hopper não consegue destravar o cofre. Mas, graças aos conhecimentos científicos de Suzie, a (até então misteriosa) namorada de Dustin (Gaten Matarazzo), o policial tem acesso à caixa e segue a luta contra os russos para salvar o planeta.
Em Stranger Things, o número que Suzie passa para Dustin é um pouco diferente: 6.62607004, uma abreviação de 6.62607004 x 10^-34 J.s. Esse era o valor usado até 2017. Graças a tecnologias recentes, foi possível chegar a um número ainda mais preciso.
Quando a corrente for zero, tem-se um potencial (também conhecido como potencial de corte) capaz de repelir os elétrons mais energéticos. Então eV é uma estimativa de Emax. Neste caso, V é dado em volts, h em ev. s, n em Hz e f em eV.
e) a velocidade da luz no vácuo corresponde à máxima velocidade com que se pode transmitir informações. ... É possível que esse efeito ocorra com luz azul fraca e não ocorra com luz vermelha intensa. 04. A velocidade com que um elétron é ejetado depende da frequên- cia da radiação usada, mas não de sua intensidade.
Por exemplo, a luz vermelha (que, como você já sabe, possui uma baixa freqüência (υ)) não consegue arrancar elétrons da superfície de alguns metais, que quando iluminados por luz ultravioleta (que possui alta freqüência (υ)) não só ejetavam elétrons, como também fornecia a eles uma velocidade maior.
O efeito fotoelétrico foi descoberto por Heinrich Hertz, durante seus experimentos relacionados à produção e captação de ondas eletromagnéticas. Em 1886, Hertz conduzia seus experimentos com chapas metálicas quando percebeu que a incidência da luz ultravioleta resultava em maior produção de faíscas.
Foi determinado experimentalmente que, quando se incide luz sobre uma superfície metálica, essa superfície emite elétrons. Esse fenômeno é conhecido como efeito fotoelétrico e foi explicado em 1905 por Albert Einstein, que ganhou em 1921 o Prêmio Nobel de Física, em decorrência desse trabalho.