Há apenas um único nutriente que o vegetariano não consegue consumir através da dieta: a vitamina B12. No entanto, se sua dieta incluir leite, ovos e queijos, que são de origem animal, essa vitamina é facilmente adquirida.
A carne bovina contém zinco, ferro, proteínas e vitaminas do complexo B. Além disso, é fonte de fósforo, potássio, magnésio e selênio, e é capaz de fornecer energia e aminoácidos essenciais para um bom funcionamento do corpo.
As carnes vermelhas são uma fonte comum de proteínas no cardápio do brasileiro e oferecem, geralmente, de 25 gramas a 30 gramas do nutriente por porção de 100 gramas (grelhada, assada ou frita).
Os mais importantes nutrientes da carne vermelha são:
A quantidade de proteínas varia de 10% a 20%; a gordura de 5% a 30% e a água de 70% a 72%. O total de substâncias minerais existentes na carne é de aproximadamente 1%.
As miofibrilas dos músculos estriados contêm quatro proteínas principais: miosina, actina, tropomiosina e troponina. Os filamentos grossos são formados de miosina e as outras 3 proteínas são encontradas nos filamentos finos. O estímulo para contração muscular é um impulso nervoso através de um nervo.
Carne de frango tem 27% de proteínas Além disso, a carne branca é uma das mais saudáveis - tem pouco gordura, é rica em vitamina B3 e B6 (importantes para o sistema nervoso).