Transtorno do sono relacionado com o ritmo circadiano, do tipo jet lag (transtorno de jet lag) Essa síndrome é causada por viagens rápidas por > 2 fusos horários.
A síndrome do atraso das fases do sono (SAFS) é um distúrbio do sono causado pelo ritmo circadiano fora do comum, alterando assim o período de vigília e de sono, o ritmo da temperatura corporal, o ritmo hormonal e outros ciclos diários.
A alternância entre os períodos que passamos acordados e os períodos em que dormimos é chamada de ciclo vigília-sono. Este é regulado pelo claro e escuro, ou seja, (dia e noite).
O ciclo circadiano é o ciclo de 1 dia ao qual estamos expostos. Durante o dia, a luz, e durante a noite, a ausência dela, influenciam o nosso “relógio biológico”, ditando como nosso organismo se comporta no decorrer das 24 horas que compõem o dia no nosso planeta.
No início, o ritmo do bebê independe do meio externo e não é afetado pelo dia/noite. É por isso que muitos bebês acordam e parecem estar mais ativos à noite e na madrugada e têm sonos mais longos de dia. Somente após 1-2 meses de vida é que o sono do bebê se aproxima do ciclo dia-noite.
No sono profundo, o bebê tem uma respiração regular e profunda. Sua postura na cama é de entrega total, o seu corpinho fica relaxado e, geralmente, tem as mãos abertas, a feição tranquila e sorridente. Despertá-lo nesta fase do sono é altamente incômodo para o bebê, o qual se sente jogado da cama.
Cristiane Fumo dos Santos, médica pneumologista pediátrica e presidente do departamento de Medicina do Sono na Criança e no Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), o bebê inicia sua produção de melatonina (hormônio que ajuda a estabelecer o círculo circadiano e a regular o sono) por volta dos três ...
Isso se deve a duas coisas: a criança não aprendeu a dormir ou tem insônia comportamental por falta de disciplina. Seu filho pode associar o ato de ir para a cama ao balanço do carrinho, por exemplo, e não conseguir pegar no sono de outra maneira ou mesmo de mantê-lo.
Não é normal que o bebê faça qualquer barulho ao respirar quando está acordado ou dormindo e nem que ronque, sendo importante consultar o pediatra, caso o ronco seja forte e constante, para que seja investigada a causa do ronco e possa ser iniciado o tratamento.
Se o bebê faz barulho ao mamar, isso indica que ele está engolindo ar, que pode fazer com que ele regurgite e tenha cólicas. O barulho pode indicar também que o bebê está sugando a própria língua, outras vezes indica que o lábio inferior está atrapalhando.