Países emergentes são aqueles que apresentam alto potencial para desenvolvimento econômico, mas que ainda não são classificados como desenvolvidos. Os maiores exemplos da atualidade são os conhecidos como BRICS = Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
De modo geral, são considerados emergentes aqueles países subdesenvolvidos que apresentam quadros de crescimento econômico prósperos e características socioeconômicas que diferenciam esses países das demais economias periféricas.
No item “b”, o aluno deverá apontar que as dificuldades enfrentadas pela África do Sul sendo um país de economia emergente são que apesar de industrializada e exportar minérios em grande quantidade, apresenta elevada pobreza, desemprego, desigualdade salarial e disparidades econômicas e territoriais.
A África do Sul ingressou oficialmente como nação no antigo Bric (formado originalmente por Brasil, Rússia, Índia e China) em 24 de dezembro de 2010, após ser convidada pela China e outros países para participar do grupo. A letra "S" do atual Brics representa o South de South Africa (África do Sul em inglês).
A África do Sul é um dos poucos países do continente africano de economia diversificada. A economia do país é alicerçada no setor de serviços, indústria, agricultura e extrativismo. O setor de serviços está inserido, majoritariamente, na atividade do turismo. ...
As exportações da África do Sul estão mais voltadas para os maquinários e equipamentos, peças automobilísticas, produtos têxteis e óleos crus. ... Além desses, o país tornou-se um grande exportador de produtos alimentícios, agrícolas, laticínios, vinhos (tendo produções vinícolas conhecidas mundialmente) e de lã.