Classificação das bactérias
O reino Monera engloba todos os organismos procariontes existentes, compreendendo as bactérias, cianobactérias (algas azuis) e arqueias (procariontes primitivos). Atualmente o termo monera encontra-se em desuso, e seus integrantes foram divididos em outra forma de agrupamento, formando o sistema de domínios.
Estrutura celular bacteriana
As bactérias são formadas por uma única célula (unicelulares), normalmente de 2 a 5 µm de comprimento, e podem ou não formar colônias. Esses organismos possuem material genético disperso no citoplasma, sendo, portanto, denominados de procariontes.
Os endoflagelos ou filamentos axiais são feixes de fibrilas que se originam das extremidades celulares e fazem uma espiral em torno da bactéria, porém não a cobre (saca-rolhas). ... Presume-se que os endoflagelos rodem como os flagelos externos. Apresentam como função promoverem a movimentação dos espiroquetas.
E a Penicilina não tem praticamente efeito sobre a bactéria porque esta não é absorvida devido a presença de M lipoprotéica, externamente ao peptidioglicano.
A principal substância que compõem a parede celular das bactérias é o peptideoglicano, cuja função é dar rigidez à parede celular das bactérias. ... Já as bactérias Gram-positivas absorvem o corante e apresentam uma cor voltada para o roxo, uma vez que sua parede é formada por 90% de peptideoglicano.
Olá! A principal diferença entre a parede das bactérias Gram-positivas e a das bactérias Gram-negativas consiste na concentração de peptidioglicanos (também chamado de mureína). A parede das bactérias Gram-positivas é formada por proteínas, ácidos teicoicos e aproximadamente 90% de peptidioglicano.
As bactérias Gram-negativas e Gram-positivas têm a coloração diferente porque suas paredes celulares são diferentes. Elas também causam tipos diferentes de infecções e tipos diferentes de antibióticos são eficazes contra elas. As bactérias Gram-negativas estão envoltas por uma cápsula protetora.
Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.
Teicoicos ácidos são polímeros de glicerol ou ribitol ligadas por ligações fosfodiéster. sua funçao e conferir carga negativa à superfície exterior da célula podendo ajudar no transporte de íons positivos para dentro e fora da célula.
Um dos elementos presentes nas Bactérias Gram-positivas que não faz parte das Gram-negativas é o Acido Teicóico. O componente em questão é o Ácido Teicóico.
Exotoxina é uma substância química solúvel que inclui enzimas citolíticas e proteínas que se ligam a recetores, alterando a função da célula e acarretanda sua morte. É excretada por microorganismos (bactérias). É o tipo de toxina liberada por bactérias para a corrente sanguínea.
- exotoxinas: polipeptídeos secretados pelas células; - endotoxinas: LPS presentes na parede celular de Gram negativas. superfície da célula e interagem com receptores das células do hospedeiro. – protege a bactéria da fagocitose e a isola de outras defesas do hospedeiro.
Exotoxinas – proteínas que podem ser produzidas pelas bactérias Gram positivas e Gram negativas que matam ou alteram uma função de uma célula hospedeira.
As endotoxinas são intracelulares, enquanto as exotoxinas conseguem atuar à distância. As endotoxina não são tão potentes e específicas quanto a maioria das exotoxinas. Endotoxina: toxina gerada no interior de células de microrganismos, mas incapaz de secretar para o meio externo.
Endotoxina é uma toxina que é parte integrante da membrana externa de algumas bactérias e só é libertada após a destruição da membrana externa da bactéria das Gram negativas, libertando-se o LPS. As endotoxinas são menos potentes e menos específicas que a maioria das exotoxinas.
A endotoxina está presente em todas as bactérias Gram-negativas, independentemente de causarem doença. A parte externa de uma bactéria Gram negativa contém lipopolissacarídeos (LPS) que são usados para estabilidade estrutural. A Endotoxina refere-se a esta parte LPS da bactéria.
Podem ser classificadas como endotoxinas e exotoxinas. As toxinas são definidas como substâncias solúveis, usualmente de natureza protéica, que alteram o metabolismo normal da célula ou tecido hospedeiro com efeitos deletérios nos mesmos. As endotoxinas possuem atividades biológicas diversificadas e complexas.