Antiglobalização é um termo genérico, utilizado sobretudo durante os anos 1990, para descrever o movimento de oposição aos aspectos capitalista-liberais da globalização. O movimento reivindica o fim de determinados acordos comerciais e do livre trânsito do capital financeiro internacional.
Dentre as principais críticas econômicas dos movimentos antiglobalização, podemos destacar: concentração de capital mas mãos de poucas pessoas ou má distribuição das riquezas - atualmente, poucas famílias formadas por bilionários detém grande parte da riqueza mundial.
Atualmente, os principais movimentos organizados para lutar contra a globalização ou contra as suas consequências são o Fórum Social Mundial e o Ocuppy Wall Street.
Segundo o texto e os desdobramentos da economia globalizada, é possível inferir que o movimento antiglobalização. se mobiliza contra uma pauta de discussão que engloba diversos setores da sociedade na luta contra a globalização neoliberal.
É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho. Escolha uma: a. utiliza-se de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.
antineoliberalismo:Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia.
Com o processo de globalização também surgiram os movimentos antiglobalização, formados por ONGs, sindicatos, movimentos ambientalistas, grupos indígenas entre outros. O processo de globalização desencadeou vários problemas socioeconômicos em diversas partes do globo, inclusive nos países desenvolvidos.
Altermundialismo (do francês "alter-mondialisation"—também conhecido como globalização alternativa, alter-globalização ou movimento da justiça global) é um movimento social cujos proponentes defendem a interação e a cooperação global, mas opondo-se ao que descrevem como efeitos negativos da globalização econômica, ...
Eles reivindicavam ações contra a pobreza mundial. Outro protesto ocorreu em Praga, naquele mesmo ano, em que os grupos antiglobalização compareceram ao Dia da Ação Global. O objetivo era exigir o perdão da dívida externa e, consequentemente, a erradicação da pobreza nos países subdesenvolvidos.
São movimentos que se opõem à maior integração econômica, cultural e tecnológica entre os povos. Resultam em ações de preconceito e xenofobia voltadas contra imigrantes de países mais pobres. São movimentos contrários ao aumento da desigualdade socioeconômica resultante, em muitos casos, do fenômeno da globalização.
Alguns dos ativistas que vão na contra mão da globalização, nos mostram que, as bases materiais do período atual são a unicidade da técnica, a convergência dos momentos e o conhecimento do planeta. Deste modo, essas mesmas bases poderão servir a outros objetivos, se forem postas ao serviço de outros objetivos.
A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.
Globalismo refere-se a vários sistemas com alcance além do mero internacional. O termo é usado por detratores da globalização, como movimentos populistas de direita. Embora principalmente associado a sistemas mundiais, outros fenômenos com alcance global também foram descritos como "globalistas".
A globalização é o processo de interligação social, econômica, cultural e política em nível mundial. ... As principais características da globalização são: aprimoramento da tecnologia de transporte e telecomunicações, difusão de conhecimento, movimento de pessoas e capital, expansão das ONGS e das empresas transnacionais.
O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário.
A globalização ou mundialização do espaço geográfico é caracterizada pelo processo de interligação econômica, política, social e cultural, em nível global. Pois a abertura econômica realizada por esses países proporcionou que essas empresas expandissem seu foco de atuação. ...
A globalização começou devido à busca por lucro, quando o capitalismo provocou mudanças ao redor do mundo. "A expansão marítima foi o que possibilitou o desenvolvimento do capitalismo nesse primeiro momento. ... No século 18, a indústria e o surgimento da tecnologia contribuíram para o processo de globalização.
As relações de trabalho na globalização expressam-se pela flexibilização, terceirização e crescimento da informalidade. ... O impacto da terceirização da economia, em resumo, é o aumento da precarização do trabalho.
Como origem de um movimento econômico/financeiro, a globalização gerou reflexos na sociedade e, por conseguinte, gerando forte impacto no aumento do desemprego, na desregulamentação e na flexibilização dos direitos trabalhistas.
Resposta: As principais conseqüências da globalização são a integração e a interdependência econômica cada vez maiores entre países, regiões e continentes.
Resposta. Impactos ambientais; Dominação que os países desenvolvidos exercem sobre os menos desenvolvidos;No caso de crise econômica em um país de grande relevância haverá á afetação de vários outros, gerando desemprego, queda súbita da bolsa de valores, etc.