A filosofia hoje consiste em reflexões que direcionam o indivíduo para padrões de comportamento que ele julga ser ético. Pensar de maneira racional e ética permite que o ser humano passe a respeitar as diferenças e valorizar as trivialidades do dia a dia que dão sentido a vida em sociedade. ...
Problema para a filosofia é, em geral, qualquer situação que inclua a possibilidade de uma alternativa. Não deve ser confundido com a dúvida, que é uma questão do ser, uma confusão de crença do mesmo. Ao ser solucionada, a dúvida se torna crença ou descrença.
No geral, um problema filosófico é formulado na forma “O que é x?”. Outros modos de enunciar um problema filosófico são “Será que x?” ou “Haverá justificação para x?” ou até mesmo “Qual a natureza de x?”, sendo que ainda existem muitas outras formulações, onde tais dependem do problema filosófico em causa.
Não é tão complicado assim, e você pode fazer isso em 4 passos, vamos lá:
A filosofia, no seu início na Grécia antiga, buscou se preocupar com a questão cosmológica, ou seja, os filósofos se perguntavam pelo princípio que deu origem a todas as coisas. ... De lá para cá, o conhecimento se tornou um problema filosófico.
O conhecimento tem origem na razão. Todo o conhecimento tem por base a Razão. ... O conhecimento tem origem na experiência. É a partir dos sentidos e das percepções que nos relacionamos com o mundo e podemos conhecer alguma coisa.
Dizer que algo é universal é dizer que algo é do domínio de todas as pessoas, que todos tem acesso, mesmo os mais ignorantes, ricos ou pobres, não havendo distinção entre si.
O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio como uma operação mental, discursiva e lógica que usa uma ou mais proposições para extrair conclusões, ou seja, se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável.
Enquanto o racionalismo afirma que a fonte do conhecimento é a razão, o empirismo alega que é a experiência sensorial. O racionalismo é uma teoria filosófica que se baseia na afirmação de que a razão é a fonte do conhecimento humano.