Três camadas formam o MDP: uma mais grossa no miolo e duas finas nas superfícies. Essa composição torna o material mais robusto e bem estruturado, pronto para receber maior carga de peso que o MDF (apesar de ser mais leve). Muita gente ouve por aí que o MDF é melhor que o MDP.
Para evitar tais danos, a Duratex apresenta ao mercado um produto exclusivo: o MDF Ultra Premium, uma inovação sem igual no segmento de MDF que é ainda mais resistente à umidade. Isso porque o painel, que já tem a qualidade comprovada do MDF Ultra, ganhou uma tecnologia superior.
É possível amenizar a situação. Basta usar um esfregão seco, um pano ou papel absorvente para retirar a água o mais rápido possível. Outra dica é colocar um ventilador ao lado da estrutura. Isso fará com que o ar se movimente sobre as placas e ajudará na remoção da umidade.
Além do mais, vale destacar que na Duratex Madeira você encontra os painéis MDF Ultra que oferecem uma maior resistência a umidade, sendo os mais indicados para utilizar na cozinha, sem comprometer a durabilidade e a beleza do material.
15mm — utilizado na estrutura de caixaria dos móveis, como as laterais de um armário; 18mm — mais utilizado para a produção de prateleiras ou para fazer o tamponamento de móveis; 25mm — mais utilizado para a produção de guarda-roupas, closets, prateleiras ou para fazer o tamponamento de móveis.
A laca brilhante é um pouco menos durável que a fosca, já que fica mais suscetível a riscos e arranhões. Por isso, optar por uma bancada de cozinha em laca brilhante pode não ser a melhor escolha, já que o manejo de facas e outros utensílios podem diminuir a vida útil da peça.
O MDF é sempre o mais recomendado para a parte externa dos móveis, já que permite a realização de acabamentos diferenciados e modernos. Como resultado, há uma boa valorização da peça. No entanto, trata-se de um material que absorve muita umidade, o que pode danificar a estrutura das peças.
Está entre a que oferece cores de painéis MDF da Duratex mais variadas, de modo que vale a pena conferir:
Dito isso, confira as dicas a seguir: Em geral, o branco acaba sendo, então, a melhor opção, pois devido a demanda do mesmo ele acaba sendo mais barato. Desse modo, quanto mais difícil for a fabricação da cor que você deseja, maior será o valor a pagar por ela.
Quais tipos de MDF podem ser usados em um projeto de mobiliário
7 Dicas para acertar na cor dos móveis planejados
Para compor uma cozinha com um visual mais imponente, aposte nas cores vibrantes como o vermelho. E para equilibrar o ambiente, fique com móveis mais claros. Para dar a impressão de continuidade no espaço, uma dica é complementar a decoração com itens decorativos vermelhos.
Geralmente, dê preferência por cores neutras, pois elas combinam com a maioria dos tons do ambiente e seus objetos. E quanto a iluminação, cores como branco, creme, amarelo-claro e areia, não ficam apagadas em espaços pouco iluminados. Você também pode testar cores vivas em ambientes de tons neutros.
Para planejar um quarto com móveis atemporais, vale a pena escolher cores de MDF mais neutras, como bege e cinza. E isso não determina que o ambiente será neutro, a composição da decoração pode ser determinante e ter cores intensas.
Branco
A cor Gianduia é uma mistura de marrom e cinza que pode se apresentar em tonalidades mais clara ou mais escuras ou, ainda, puxando mais para o marrom ou para o cinza.