O biotipo de quem apresenta maior quantidade de fibra muscular, por exemplo, é chamado de mesomorfo. Enquanto isso, as pessoas com maior capacidade para exercícios aeróbicos são ectomorfas. Já quem possui metabolismo mais lento e predisposição ao acúmulo de gordura são os endomorfos.
Na dieta do mesomorfo, é sempre bom incluir uma variedade de nutrientes. Em especial, uma boa combinação entre proteínas e carboidratos. A quantidade de macronutrientes sugerida segue uma proporção de aproximadamente 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras.
Os mesomorfos tendem a ter pernas e braços bem desenvolvidos, com músculos fortes e definidos. Esse é um tipo físico encorpado, com mais gordura corporal. As pessoas com esse tipo de corpo normalmente possuem ossos largos, quadris e coxas grandes e rostos redondos.
Para definir as proporções do seu corpo e identificar o seu biotipo, você precisa de quatro medidas: Ombros: Contorne uma fita métrica em torno de toda a parte de seus ombros, ela deve passar em torno de cada ombro e em toda a parte superior do seu peito.
Para descobrir o seu, meça a circunferência dos ombros, da cintura e dos quadris. “O importante é a relação entre as medidas, e não a exatidão”, explica ela. Agora, compare os valores e descubra, ao lado, qual é o seu biotipo e como valorizá-lo!
Ectomorfo, Endomorfo ou Mesomorfo ?
As pessoas de corpo ectomorfo são aquelas com metabolismo acelerado e que quase sempre têm uma grande dificuldade em ganhar peso, pois queimam calorias muito rápido. A aparência do corpo é de uma pessoa magra com ombros curtos, peitoral plano e ossos pouco densos.