A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.
a vantagem é o aumento do ritmo e frequência das trocas entre países que é possível graças as melhorias nos transportes e das tecnologias de comunicação, a Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades, e outra vantagem consiste na ...
A Suíça lidera o ranking de beneficiados pela integração global, seguida por Japão, Finlândia, Irlanda, Israel e Alemanha. O Brasil figurou na 37ª posição, atrás da Bulgária e do Chile, por exemplo, e à frente dos também emergentes México, Rússia e Argentina. A Índia aparece na última posição, precedida pela China.
Se formos pensar dessa forma, quem "ganha" são os países desenvolvidos, pela beneficiação do acesso de tecnologias. E os que saem "perdendo" são os países subdesenvolvidos (países pobres), por não conseguirem acompanhar.
A atuação do Estado na Globalização modificou-se no sentido de exercer uma menor influência sobre o andamento dos mercados e da economia. O processo de globalização proporcionou uma série de transformações técnicas e sociais no âmbito da composição do espaço geográfico dos diferentes lugares do planeta.
Com a globalização, houve um “engessamento” nos movimentos e nas aspirações dos Estados Nacionais e, ao passo em que o Estado-Nação diminui, aumentam os movimentos das grandes corporações econômicas através das empresas transnacionais.
Os países desenvolvidos são os principais beneficiados pela globalização, pois, entre outros fatores, elas expandem seu mercado consumidor por intermédio de suas empresas transnacionais.
O processo de globalização, iniciado na segunda metade do século XX, foi responsável por acelerar os processos de intergração comercial, cultural e econômica entre os países. ... ⇒ Alguns países subdesenvolvidos mantêm uma grande dependência financeira e tecnológica de nações desenvolvidas.
O estado e a globalização Para os países em desenvolvimento ou os subdesenvolvidos, a globalização significa maior endividamento, perda do controle sobre seus recursos naturais e o poder de barganha no competitivo mercado internacional.
A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.
Resposta. Sentimos o processo de globalização em nosso dia-a-dia quando observamos anúncios de várias multinacionais, quando as várias estampas do marketing mundial invade os vários meios de comunicação, entre outras formas.
Globalização no Brasil Isto se deu através da implementação do Neoliberalismo com o Plano Collor, que promoveram a abertura do mercado nacional e as privatizações de empresas estatais. Além disso, a expansão das indústrias e das empresas multinacionais foram essenciais para reforçar o processo de globalização no país.
O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário.
Os principais agentes da Globalização são representados por:
Aspectos positivos Mercados mais competitivos e inflação bem controlada; Maior fluxo de capitais e investimentos entre os países; Maior desenvolvimento tecnológico; No aspecto social, a globalização permitiu o encontro entre diferentes culturas e o desenvolvimento de setores, como o do turismo.