Excretas é a designação biológica empregada aos resíduos nitrogenados produzidos pelo metabolismo, devendo ser eliminados a fim de permitir um estado de equilíbrio interno (homeostase) do organismo, sendo os tipos de excretas nos diferentes grupos de animais: a amônia, a uréia ou o ácido úrico.
Nossas células produzem muitos resíduos que devem ser eliminados (excretados) do organismo. Esses resíduos são chamados excretas. Os resíduos formados a partir das reações químicas que ocorrem no interior das células podem ser eliminados através: do sistema respiratório (gás carbônico)
Uricotélicos. Animais que têm o ácido úrico como resíduo nitrogenado. Insetos, aves e répteis eliminam essa substância, insolúvel em água e ainda menos tóxica que a ureia.
Animais cujo principal produto de excreção é a ureia são denominados ureotélicos. O ácido úrico é o principal excreta dos insetos, caramujos terrestres, aves e alguns répteis, sendo eliminado juntamente com as fezes, na forma de uma pasta de cor esbranquiçada, altamente concentrada.
Peixes ósseos e alguns anfíbios têm como produto de excreção, a amônia. Como esses animais são aquáticos ou semi-aquáticos, a perda desta juntamente com água, na excreção, não vem a ser um problema. Estes animais são denominados amoniotélicos.
Durante o desenvolvimento os mamíferos excretam a uréia através da placenta, na circulação materna, sem problemas de acumulação. pergunta:Em qual dos ambientes a seguir vivem vertebrados cujo principal produto de excreção é amônia? a)Deserto.
# Os principais produtos são: amônia, ureia e ácido úrico.
2-Os produtos de excreção são:vapor de água, produtos tóxicos, dióxido de carbono,sais,ácido úrico e ureia. 3-As glândulas sudoríparas são glândulas que produzem suor . Tem como função regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas.
Resposta. A ureia é o principal excreta dos mamíferos e de anfíbios adultos (larvas de anfíbios excretam amônia), sendo eliminada dissolvida em água, formando a urina. Animais cujo principal produto de excreção é a ureia são denominados ureotélicos.
SObre as três formas de excreção que podem ocorrer no corpo humano, podemos afirmar que são fezes, urina, suor.
A manutenção desse equilíbrio é feita pela sistema excretor. A excreção tem por principal função eliminar substâncias nitrogenadas e regular a quantidade de água nos indivíduos. Os excretas nitrogenados podem ser eliminados sob diferentes formas, dependendo do animal: aminoácidos, ureia e ácido úrico.
Resposta: Quando a excreção é prejudicada, tem-se uma alteração no equilíbrio ácido-base provocando uma acidose ou alcalose, também prejudica a reabsorção de componentes importantes como água e desregula a excreção substâncias tóxicas do nosso como.
Excreção da Urina A excreção ou eliminação da urina se inicia nos rins, que têm a função de filtrar o sangue, retirando todas as substâncias que podem ser tóxicas presentes. Após filtrado, o sangue retorna para circular por todo o organismo, enquanto todas as impurezas são levadas pelos ureteres até a bexiga.
Assim como a urina de outros animais, a urina humana é composta principalmente de água (91% a 96%), mas contém também ureia, ácido úrico, sal e outras substâncias. A urina é o produto final, resultante da excreção renal.
A urina deixa os néfrons através dos dutos coletores e chega ao ureter. O ureter leva a urina até a bexiga urinária. A bexiga é um órgão elástico que armazena a urina até ela ser eliminada. Da bexiga parte um canal, chamado uretra, que transporta a urina da bexiga para o meio externo.
Resposta: Por que a urina precisa ser eliminada do organismo com frequência? Quando ingerimos pouca água, por exemplo, ocorre uma maior reabsorção dessa substância nos rins, o que faz com que a urina eliminada seja mais escura.
Para que ocorra a excreção, tais compostos sofrerão biotransformação, ou conjugação com substâncias polares (hidrossolúveis), favorecendo a eliminação. Desta forma, quando administrados por via oral os fármacos serão absorvidos e direcionados ao fígado, principal local onde ocorre a biotransformação.