Estrutura dos alvéolos pulmonares Os alvéolos pulmonares ficam organizados em grupos, como várias bolas juntas. Eles se localizam na última posição dos brônquios.
Um revestimento fino denominado pleura envolve os pulmões. A pleura protege os pulmões e os ajuda a deslizar dentro da caixa torácica à medida que se expandem e contraem durante a respiração.
A pleura é uma membrana fina que reveste os pulmões e a caixa torácica, com o objetivo de manter esse órgão sempre bem lubrificado, ajudando nos movimentos relacionados à respiração. Quando a pleura fica inflamada, o paciente recebe o diagnóstico de pleurisia, que também pode ser chamada de pleurite.
A pleura é uma membrana fina e transparente composta por duas camadas que reveste os pulmões e o interior da parede torácica. A camada da membrana que reveste os pulmões fica em contato direto com a camada que reveste a parede torácica.
Faces: o pulmão apresenta três faces: a) Face Costal (face lateral): é a face relativamente lisa e convexa, voltada para a superfície interna da cavidade torácica. b) Face Diafragmática (face inferior): é a face côncava que assenta sobre a cúpula diafragmática.