EQST

O Que Um Ensaio SPT?

O que é um ensaio SPT?

O ensaio de penetração padronizado, também chamado de Standart Penetration Test (SPT), é executado no transcorrer da sondagem a percussão com o propósito de se obterem índices de resistência à penetração do solo (Norma ABNT NBR 6484).

O que significa a sigla SPT?

A Sondagem SPT, também conhecida como sondagem à percussão, é um processo de exploração e reconhecimento do subsolo. A sigla SPT tem origem no inglês (standard penetration test) e significa ensaio de penetração padrão. A identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo. ...

Para que serve o ensaio SPT?

Sondagem SPT é executada no transcorrer da sondagem a percussão, com o propósito de obter índices de resistência na penetração do solo. É utilizada para a obtenção de amostras de solo, medida de índices de resistência a penetração e execução de vários ensaios in situ. ...

Como interpretar um ensaio SPT?

INTERPRETANTO OS RESULTADOS DE UM ENSAIO SPT. O resultado do ensaio SPT é apresentado no gráfico que chamamos de perfil geotécnico, geralmente na escala de 1:100, que é feito individualmente para cada furo. O perfil geotécnico deve vir acompanhado da planta de situação dos furos para uma melhor interpretação.

Como fazer um relatório de sondagem SPT?

Sondagem a Percussão (SPT) - Quais informações deve conter no Relatório de Sondagem - Artigo.

  1. Coordenadas e cota da boca do furo (1);
  2. Descrição e identificação das camadas do solo (2);
  3. Interpretação geológica (3): Neste campo é indicada a origem geológica do material coletado.

Como saber o valor do SPT?

O NSPT utilizado para realizar o cálculo da pressão admissível é o número de golpes do martelo, para que o amostrador padrão penetre 30 cm no solo, após uma penetração inicial de 15 cm. Esse procedimento é realizado a cada metro de sondagem.

Como saber a resistência do solo?

Atualmente, existem diferentes métodos de medição tanto para a resistividade quanto para a resistência. Para uma análise real do terreno é fundamental realizar a medição da resistividade do terreno. Os métodos de medição podem ser classificados pelo número de eletrodos utilizados: Método de três eletrodos.

Como calcular a tensão do solo?

q: tensão efetiva no solo na cota de assentamento ( q = γ ⋅ h \mathrm{q = \gamma \cdot h} q=γ⋅h );

Como saber a tensão do solo?

A NBR 6122 (ABNT, 2010) destaca que a tensão admissível de um solo pode ser encontrada através de três métodos distintos: métodos teóricos; semiempíricos e ensaio de prova de carga sobre placa.

Como calcular a tensão admissível do solo pelo SPT?

Neste artigo, mostrarei uma forma de estimar a pressão admissível do solo por meio do ensaio de SPT. Após estimar a tensão admissível do solo pode-se configurar o seu valor no Eberick através do menu Estrutura - Configurações – Projeto - Dimensionamento – Sapatas.

O que é a tensão admissível?

A tensão admissível consiste no valor-limite da tensão a que um determinado órgão num certo material está sujeito e que servirá para o dimensionamento das suas secções resistentes.

Como calcular o bulbo de tensões?

Chegou-se à conclusão que a profundidade do bulbo de tensões é Z = α ⋅ B \mathrm{Z=\alpha\cdot B} Z=α⋅B, onde B é a menor dimensão da fundação considerada, conforme ilustrado na figura abaixo....Importância do bulbo de tensões.

O que acontece no solo ao se aplicar uma carga na superfície de um terreno em uma superfície bem definida?

Ao aplicar uma carga na superfície do terreno, distribuída sobre uma área bem definida ocorrem processos que alteram o comportamento tensão-deformação. Desta forma, pode ser definido o Buldo de tensões, traçando-se linhas de mesmo valor dos acréscimos de tensão no solo abaixo das fundações.

O que é tensão Geostatica?

As tensões no solo, de maneira simplificada, podem ser divididas em geostáticas e induzidas. As tensões geostáticas são aquelas decorrentes do próprio peso próprio do solo e da água presente em seus interstícios.

O que fazer quando ocorre recalque de fundação?

Afinal, como corrigir recalques das fundações ?

  1. Reforço de blocos de apoio de equipamentos;
  2. Reforços em espaços confinados;
  3. Reservatórios em concreto;
  4. Fundações de pontes;
  5. Reforços em pisos ou qualquer situação em que o acesso dos equipamentos convencionais é restrito.

O que é recalque de uma fundação?

O recalque nada mais é do que o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação.

O que é recalque diferencial de fundação?

Recalque diferencial, conhecido também como assentamento, é o termo utilizado por engenheiros e arquitetos para descrever o fenômeno que acontece quando uma construção sofre um rebaixamento causado pelo espessamento do solo em que foi erguida.

Como evitar o recalque de fundação?

Entre as medidas possíveis de serem adotadas para evitar a ocorrência de recalques de fundação, pode-se listar: Execução de sondagem para verificar as características do solo sobre o qual será locada a construção. Nível do lençol freático, capacidade de suporte, tipo de solo, etc.

Como fazer controle de recalque?

O método mais comum, para a realização do controle de recalque na construção civil, é através do nivelamento geométrico de alta precisão, onde instala-se pinos nos pilares e de tempo em tempo realiza-se leituras de nivelamento com precisão de micra.

Como acontece o recalque?

Acontece quando uma parte da estrutura fica mais rebaixada que a outra, com ou não distorção angular, o que resulta em esforços estruturais não previstos, podendo em casos extremos, culminar na ruína da obra.

Como medir recalque?

Os equipamentos utilizados para o monitoramento dos recalques foram o uso de nível ótico de precisão , uma régua de 2,00 metros para a medição da cota de saída (na referência de nível) e um escalímetro de 30 centímetros como mira para aferição das cotas nos pinos fixados na estrutura a ser estudada.

O que é recalque total?

Recalque total – Movimento absoluto de um elemento de fundação. Geralmente não causam danos ao edifício.

O que é recalque Distorcional?

Considerado o grande vilão da engenharia de fundações, o recalque distorcional angular é onde deve ser voltada a maior atenção se tratando de danos à estrutura de uma edificação. Este ocorre geralmente em terrenos onde o solo é mais heterogêneo.

O que é uma tubulação de recalque?

viabilizado pela presença de uma bomba hidráulica, que é um dispositivo projetado para fornecer energia ao fluido, que ao ser considerada por unidade do fluido é denominada de carga manométrica da bomba (HB). ... tubulação de recalque = tubulação após a bomba.

Como calcular tubulação de recalque?

Cálculo dos diâmetros de recalque e de sucção. Onde: Dr = diâmetro de recalque – em metros ou milímetros (m ou mm); T = período - número horas de funcionamento da bomba por dia e Q = vazão - em metros cúbicos por segundo ou metros cúbicos por hora (m³/s ou m³/h).

Porque a tubulação de sucção deve ser maior que a tubulação de recalque?

4º → o diâmetro de sucção deve ser um diâmetro superior ao diâmetro de recalque com a finalidade, tanto de diminuir a carga cinética de entrada da bomba, quanto diminuir Hpsucção.

O que é um barrilete?

Significado de Barrilete substantivo masculino Pequeno barril. Peça de ferro cru com que carpinteiros e entalhadores prendem ao banco a madeira que lavram.

O que é barrilete de um prédio?

No ramo de construções, barrilete significa o sistema de instalação hidráulica de um prédio, ou seja, toda tubulação que se origina de um reservatório superior e alimenta todos os ramais prediais das colunas de distribuição de um edifício.

Qual a diferença de um barrilete ramificado é um barrilete concentrado?

Barrilete ramificado Já os barriletes ramificados, devido ao fato de possuírem menos registros e conexões – são mais econômicos quando comparados aos concentrados – mas também suas tubulações são mais espaçadas, e em alguns casos são instaladas em locais de livre acesso.

Qual a altura mínima do barrilete?

Como limite prático, a altura do reservatório com relação à via pública não deve ser superior a 9 m. Quando o reservatório não pode ser alimentado diretamente pela rede pública, deve-se utilizar um sistema de recal- que, que é constituído, no mínimo, de dois reservatórios (inferior e superior).