O diagrama unifilar residencial é a forma mais conhecida de representar um circuito elétrico e seus componentes. Em circuitos elétricos simples, basta um pequeno desenho para mostrar a passagem dos fios e posicionamento dos eletrodutos, interruptores e lâmpadas.
Os esquemas unifilares (também chamados de diagramas unifilares) são desenhos técnicos que representam de forma simplificada o sistema elétrico da empresa, desde a origem da instalação até os quadros de distribuição de circuitos.
Um diagrama unifilar deve espelhar sempre a situação atualizada do sistema elétrico que ele representa, desta forma todas ampliações, revisões etc.. que ocorrerem na instalação deverão ser incorporadas de imediato ao diagrama unifilar.
Os circuitos elétricos são utilizados para ligar dispositivos elétricos e eletrônicos de acordo com suas especificações de funcionamento, referentes à tensão elétrica de operação e à corrente elétrica suportada pelo dispositivo.
São diversos os componentes elétricos utilizados para se distribuir a eletricidade dentro das residências, podemos destacar alguns: disjuntores, fios, cabos, tomadas e interruptores.
Resposta: Existem vários tipos de circuitos sendo os principais o circuito em série, circuito paralelo e circuito misto. No circuito em série existem trechos que funcionam de forma independente. No circuito em paralelo, os caminhos funcionam de forma dependente.
Entende-se por malha, um circuito fechado, incluindo vários componentes elétricos; fem e resistências, no caso mais simples, como ilustrado na Figura 7.
A Lei das Malhas é uma consequência da conservação da energia. Ela indica que quando percorremos uma malha em um dado sentido, a soma algébrica das diferenças de potencial (ddp ou tensão) é igual a zero. Para aplicar a Lei das Malhas, devemos convencionar o sentido que iremos percorrer o circuito.