A lã é uma fibra que forma a cobertura protetora, ou velo, de certos animais. Costuma estar mais associada à ovelha, mas outros mamíferos peludos, como cabras e camelos, também produzem lã.
A lã é lavada com água fria de forma a reter uma parte da lanolina, um óleo natural que as ovelhas produzem e que deixa a lã mais suave. Após a lavagem a lã é deixada ao sol para secar sobre uma cerca ou um jirau. After the shearing, only the fleece will be used for weaving.
O carneiro é o macho da ovelha e os juvenis são cordeiros, anhos ou borregos. É um animal de enorme importância econômica como fonte de carne, laticínios, lã e couro.
Utilizações da lã Cobertores e mantas; Tapeçarias e alcatifas; Produtos com utilização na medicina; Isolamentos térmicos e acústicos.
A lã é a mais antiga fibra natural animal usada pelo homem para se proteger de temperaturas baixas. OS registros mais antigos apontam o Oriente Médio, seguindo pela Europa, até chegar em terras tupiniquins.
A lã é uma fibra natural proteica elaborada a partir da tosa de carneiros, ovelhas e cabras.
Tipos de lã para aquecer o inverno
Está enganado quem pensa que só por ser lã o merino tem que ser usado somente durante o inverno, mas o tecido possui propriedades capazes de manter o equilíbrio e conforto térmico, tanto no frio quanto no calor.
Na verdade, o termo lã refere-se apenas às fibras de origem animal, com exceção da seda. Mas, aqui no Brasil, é comum usarmos essa palavra para vários tipos de fio, inclusive os de origem sintética.
Este ano, a lã mais fina, com espessura de 12 micras, produzida pela raça merino, vale até R$ 15 o quilo. A lã mais grosseira, da raça corriedale, começou valendo R$ 7 por quilo.
Os dois materiais oferecem uma ótima performance como isolantes térmicos e acústicos, porém, a lã de vidro se enquadra melhor como isolante acústico para locais com pessoas e é mais utilizada em forros de drywall por ser mais leve que a lã de rocha.
A diferença é que a rocha é fundida a 1500ºC e depois passa por um processo de aglomeração. Já a lã de de vidro é obtida depois que a areia e o vidro são fundidos a 1800ºC e passam pela centrifugação até formar os fios aglomerados, da mesma maneira que a lã de rocha.
Os principais são: – Lã de alpaca: ideais para casacos, moletons e outros trabalhos 'quentinhos', visto que essa lã é uma ótima isolante térmica; – Lã de angorá (coelho): recomendada para tricotar peças que entrarão diretamente em contato com a pele, como é o caso dos cachecóis e lenços.
Para uma touca de crochê com pontos mais abertos, opte por linhas de fio macio, já para uma touca mais fechadinha, o ideal é usar linhas mais grossas.
Como fazer tear de tricotin simples com carretel de linha 1. Corte quatro fios de arame de 8cm. 2. Dobre cada arame ao meio, formando uma alcinha, e molde a parte da dobra com o alicate para ficar mais apertada.
O crochê produz um traçado semelhante ao de malha ou renda e pode ser usado uma variedade maior de fios, permitindo uma produção mais versátil de roupas, amigurumis, cestos etc. No tricô são utilizadas duas agulhas, mas sem aquele gancho hein! Ele é mais usado para peças de lã e costuma ser mais elástico.
Rafael Alípio contou com a ajuda da blogueira Jéssica Belcost para ensinar a fazer um cachecol lindo usando apenas dois novelos de lã e as suas mãos. Isso mesmo, não vai precisar nem de agulhas!
Receita Montar 33 pontos nas agulhas número 6 com o fio Mollet e tricotar 3 pontos arroz e 3 pontos meia até o final da carreira.
Ele vai manter o seu pescoço protegido sem deixá-la entediada de tanto tricotar. Se você decidir trabalhar com um fio médio e agulhas de 5 a 6 milímetros de diâmetro, será preciso fazer de 30 a 40 laçadas iniciais para obter um cachecol com um tamanho satisfatório.
𝑥 = 658,8g de fio, ou seja 14 novelos (659/50 = 13,18). Convém ter em conta que estes resultados são indicados para uma camisola de corte clássico realizada em ponto de meia (jersey). Camisolas mais largas ou compridas, com torcidos ou outros pontos precisarão sempre de uma maior quantidade de fio.