[Brasil, Informal] Conversa sem nexo.
Fruto das experiências de Hélio Oiticica (1937-1980) com a comunidade da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, no Rio de Janeiro, o Parangolé é criado no fim da década de 1960. Considerado por Hélio Oiticica a "totalidade-obra", é o ponto culminante de toda a experiência que realiza com a cor e o espaço.
A criação do Parangolé surgiu na década de 60, através do contato que Oiticica teve com o samba e o seu ritmo contagiante. O samba para o artista era uma livre expressão, uma desinibição intelectual, “lucidez expressiva da imanência” como ele se referia.
Os parangolés, capas coloridas, afirmaram a importância da cor e do movimento na obra do artista, incorporando a obra e o participador dançarino. Dissolve-se assim as fronteiras entre a arte e o corpo, entre o artista e o espectador, entre a obra e o espectador.
Os Parangolés são capas, estandartes e tendas feitos de variados materiais como plásticos, panos, esteiras, telas, cordas etc., revelados no movimento de quem o usa (OITICICA FILHO, 2011).
"Parangolés" -espetáculo que a coreógrafa e bailarina Mariana Muniz estréia hoje, na Galeria Olido, inspirado na obra de Hélio Oiticica- revela uma profunda pesquisa artística envolvendo dança, poesia, samba e artes plásticas. ... O próprio Hélio dizia que eles só faziam sentido se fossem vestidos pelo público", diz ela.
De acordo com os textos que foram escritos entre 1959 a 1969, Hélio Oiticica foi um dos poucos artistas que teorizou, conceituou, a própria arte. A ideia do artista era fixar questões essenciais no campo da arte. Quanto mais escrevia, mais potencializava sua teoria que irá acompanhar cada obra e invenção.
Hélio Oiticica foi um artista experimental e performático. ... Nesse sentido, a arte passa do estado de contemplação para o afetar os comportamentos, tendo uma dimensão ética, social e política. De acordo com o crítico de arte Celso Favareto, podemos identificar duas fases na obra de Oiticica: o visual e o sensorial.
Resposta: foi um pintor, escultor, artista plástico e performático de aspirações anarquistas. É considerado um dos maiores artistas da história da arte brasileira.
Considerada sua maior exposição em vida, é organizada pelo crítico inglês Guy Brett (1942) e apelidada de Whitechapel Experience.
O uso de signos e imagens convencionalmente associados ao Brasil não tem como objetivo figurar uma dada realidade nacional - tarefa que mobilizou parte de nossa tradição artística -, mas, nos termos do artista, objetivar uma imagem brasileira pela "devoração" dos símbolos da cultura brasileira.
Contexto histórico do Tropicalismo Teve grande influência do movimento concretista na literatura e nas artes plásticas. Na música, além do sincretismo de ritmos, o movimento apostou na presença do som melódico das guitarras em suas canções.
A principal proposta do tropicalismo foi promover uma revolução estética e comportamental na cultura brasileira. A ideia era utilizar elementos da linguagem pop, ingerindo tendências comportamentais e artísticas da época, para expressar algo novo.
Tropicalismo ou Tropicália foi um movimento cultural brasileiro, concentrado entre os anos de 1968 e 1969, que marcou profundamente diversas formas de expressão artística, como a música, o cinema, o teatro, a poesia e as artes plásticas.
Foi um movimento surgido em 1967 que revolucionou o modo de fazer a música popular brasileira. Mas o objetivo era exatamente este: arejar a elitista e nacionalista cena cultural brasileira, tornando nossa música mais universal e próxima dos jovens. ...
A Tropicália! Esse foi um movimento tão importante que ajudou até a derrubar a ditadura no Brasil! A Tropicália, ou Tropicalismo, surgiu em 1967, ainda no tempo da ditadura militar. Um grupo de artistas, cantores, poetas e compositores se reuniram para trazer algo novo para o cenário artístico brasileiro.
Eles se caracterizavam pelo excesso, roupas coloridas, cabelos compridos e agregavam várias influências musicais. ... Musicalmente, o tropicalismo unia uma mistura da cultura brega, do rock psicodélico, da música erudita, da cultura popular, entre outros, dando conta de várias manifestações da cultura nacional.
As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
Principais características Inovação: O movimento sofreu grande influência do movimento hippie que propôs um novo parâmetro de liberdade comportamental, sexual e espiritual. Dessa forma, além de uma música inovadora, os artistas do movimento transmitiam um novo modo de comportamento.
Também conhecido como movimento da “Tropicália”, o tropicalismo revelou-se transgressoramente inovador ao mesclar aspectos tradicionais da cultura nacional com inovações estéticas ostensivamente importadas, como a “pop art”.