Curso de Filosofia Positiva é o título da obra mais importante da carreira de Auguste Comte. Os seis volumes da obra foram escritos entre 1830 e 1842 e resultaram, inicialmente, de anotações de um curso livre de Filosofia que o pensador ministrou entre 1828 e 1829.
Comte entendia que a história do pensamento humano caminhava em estágios. Em sua filosofia da história, ele elaborou a lei dos três estados, na qual afirmava que o pensamento e o espírito humano desenvolviam-se por meio de três fases distintas: a teológica, a metafísica e a positiva.
5 de setembro de 1857
59 anos (1798–1857)
Auguste Comte foi um dos mais importantes filósofos e sociólogos franceses. Atribui-se a ele a criação da disciplina Sociologia, bem como a corrente filosófica, política e científica conhecida como Positivismo. Sua contribuição teórica ainda é importante, com o conceito político da "Lei dos Três Estados".
Pai do positivismo, ele acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas. ... Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.
Para Comte a sociedade, os grupos humanos, as civilizações e os indivíduos em seus psiquismos durante seu desenvolvimento passam por três estágios: 1 - Teológico ou fictício; 2 - Metafísico ou abstrato; 3 - Científico ou positivo. ... Os homens são teológicos na infância, metafísicos na juventude e físicos na maturidade.
A lei dos três estados, formulada por Auguste Comte, é considerada como a lei fundamental de sua teoria e rege o modo de pensar da humanidade. Ela caracteriza-se por concepções da história humana e indica que elas passam por três fases: teológica, metafísica e positiva: ... (COMTE, 1825, pp. 125-126).
Segundo o positivismo, o espírito humano necessariamente se desenvolveu no decorrer de três fases ou estados: o teológico, o metafísico e o positivo.
As Leis dos três estados Politeísmo: a vontade dos deuses possui controle absoluto sobre todas as coisas. Monoteísmo: a vontade do Deus (único) controla todas as coisas e todos os acontecimentos.
as 5 etapas do aprendizado são:
No primeiro estado, o teológico, os fenômenos sociais e da natureza seriam explicados enquanto resultados das ações divinas. No segundo estado, o metafísico, a busca por explicações recorreria a uma reflexão sobre a essência e o significado abstrato das coisas.
De acordo com a lei dos três estados primeiro o homem explica os fenômenos atribuindo-os aos seres, ou forças, comparáveis ao próprio homem. Depois, invoca entidades abstratas, como a natureza. ... A física e a química, por exemplo, são analíticas porque estabelecem leis entre fenômenos isolados.
Como os economistas liberais, Comte acha que o desenvolvimento da produção se ajusta aos interesses de todos. A lei da sociedade industrial é o desenvolvimento da riqueza, que postula ou implica a conciliação final dos interesses. ... Auguste Comte considera que a autoridade, econômica ou política, é sempre pessoal.
o Comte compreendia o funcionamento da sociedade como se fosse um organismo vivo, ou seja, cujas partes desempenham as funções específicas q contribuem p/ manter o equilíbrio do todo.
Pouco depois ofereceu uma definição de física social como aquela ciência que se ocupa com o estudo dos fenômenos sociais considerados à mesma luz dos elementos astronômicos, físicos, químicos e fisiológicos, ou seja, como estando sujeitos a leis naturais e invariáveis, cuja descoberta é o objetivo especial de suas ...
Para Comte a sociedade tem dois tipos: A estática social e a dinâmica social. A estática social diz que o desenvolvimento só podia ocorrer, caso a sociedade se organizasse, ou seja, evitando caos e confusão.
Resposta. Comte afirmava que a sociedade funciona como um organismo vivo, no qual cada parte tem uma função especifica, contribuindo para o equilíbrio do todo.
3). Quanto ao currículo, o positivismo defende um modelo calcado na formação moral capaz de dar fim à anarquia moral em que vivia o século XIX. Essa tarefa deve ser iniciada desde a infância e cabe à mãe a tarefa pedagógica de ensinar preceitos de compaixão, altruísmo e afeição.