per·ma·cul·tu·ra ra. [ Ecologia ] Sistema, inspirado nos ecossistemas naturais, que visa a construção de comunidades humanas ecológicas ou de sistemas agrícolas estáveis, equilibrados, auto-suficientes e que causem reduzido impacto ambiental.
Permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.
A permacultura possui três éticas e alguns princípios de planejamento que são baseados na observação da ecologia e da forma sustentável de interação, produção e de vida das populações tradicionais com a natureza, sempre trabalhando a favor dela e nunca contra.
A permacultura é uma filosofia, baseada em princípios éticos que são pautados em três pilares: cuidado com a Terra, que implica cuidar das coisas vivas e não vivas, como solos, espécies, águas, ar, com atividades inofensivas e de conservação; cuidado com as pessoas, de forma a suprir as necessidades básicas de ...
Os princípios éticos da permacultura seriam 1. Cuidar da terra, 2. Cuidar das pessoas, e 3. Compartilhar excedentes (inclusive conhecimentos), sendo esse último também chamado de Partilha justa e/ou Limites ao crescimento e ao consumo ou ainda Cuidar do Futuro [4] OU ???.
Como funciona a permacultura? A ideia de recriar florestas em meio urbano tem sua maior vertente em questão ambiental. Funciona como uma recuperação dos melhores índices da natureza local, imersos em ambientes que pouco fazem para ter esse grau de sustentabilidade.
O termo permacultura surgiu na década de 1970, criado por David Holmgren e Bill Mollison, onde o principal objetivo era estabelecer uma agricultura permanente (palavras das quais se originou o termo hoje tão conhecido), sem que esse cultivo agredisse a natureza, criando uma produção mais integrada e com práticas de uso ...
A ideia é criar e desenvolver pequenos sistemas produtivos organicamente organizados. É uma metodologia que ajuda a gerar renda em uma propriedade rural, economizar tempo e ainda nos permite viver em harmonia com a natureza. Resumindo: morar coletivamente neste planeta sem destruí-lo.
A permacultura é a base de diversas ecovilas, um assentamento humano sustentável que integra as atividades sociais, promovendo moradia, sustento, produção, lazer e vida social em um único local, sem que estas atividades sejam nocivas à natureza.
A Permacultura busca criar sistemas funcionais de produção que supram as necessidades humanas fazendo a integração harmoniosa dos habitantes, das demandas, dos recursos e do próprio local de aplicação. ...
Originalmente, a permacultura foi concebida como um método de agricultura permanente no fim dos anos 1970. O termo, cunhado pelos cientistas australianos Bill Mollison e David Holmgren em 1974, nasceu da contração, do inglês Permanent (permanente) mais Culture (cultura ou cultivo): Permaculture.
Permacultura é um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. Surgiu da expressão em inglês “Permanent Agriculture”, criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970.
Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. ... Materializa-se na minimização da extração de recursos, maximização da reutilização, aumento da eficiência e desenvolvimento de novos modelos de negócios.
Economia circular envolve um sistema de produção com resíduos zero. Como os resíduos são realmente um grande problema, tentamos fazer algo útil com aquilo que já foi gerado. O grande desafio é mudar as empresas para que elas desenvolvam novos modelos de negócio que agreguem valor ao produto/serviço.
A economia circular é o conceito que enxerga o ciclo de vida de um produto como algo 100% eficiente onde não há geração de lixo e outras poluições. A ideia é que todo o ciclo e bem como todos os produto sejam pensados para o máximo ganho de eficiência energética e reaproveitamento.
Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. ... Materializa-se na minimização da extração de recursos, maximização da reutilização, aumento da eficiência e desenvolvimento de novos modelos de negócios.
Assim, a economia circular e a responsabilidade compartilhada impactam o modo de fabricação de produtos, uma vez que visam cada vez mais ao reaproveitamento dos materiais que já existem e cada vez menos ao emprego de novas matérias-primas, o que se reverte em menos danos ao meio ambiente.
Modelo circular torna economias mais eficientes De modo que nós consumamos menos matérias-primas. Isso não apenas reduzirá emissões, como também impulsionará o crescimento, tornando as economias mais eficientes”.
A economia circular entende e trabalha em dois ciclos de fluxos de materiais: o biológico e o técnico. Neste primeiro, são produzidos os produtos de consumo. Os materiais são biodegradáveis ou matéria vegetal, projetados para retornar como nutrientes biológicos para o solo.
Economia Circular é uma forma de pensar os processos de relacionamentos entre seres humanos, consumo, meio ambiente, sociedade e economia. Isso pensando no bem-estar e na preservação dos recursos. ... Esse é o principal objetivo da economia circular: acabar com os resíduos, ou seja, não gerar desperdício.
Oposto ao modelo linear de extração, transformação, consumo e descarte, que gera desequilíbrios ambientais, sociais e econômicos, o circular se apresenta como um modelo regenerativo e restaurativo, que tem como objetivo manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor.
B) Por que é importante implementarmos o modelo de Economia Circular? ... Explicação: O sistema de Economia Circular promete que ao invés de extrair recursos sem parar, fabricar bilhões de produtos e gerar toneladas de lixo, poderíamos transformar os resíduos em novas matérias-primas para criar um ciclo sustentável.
Ao mesmo tempo, há um maior carinho com o meio ambiente, que recebe menos resíduos e poluição. O conceito de economia circular está baseado em uma cadeia integrada entre a extração, produção e descarte após o consumo final. Isso contribui para o equilíbrio ambiental, além de reduzir custos de produção.
“Apoiar a retenção de valor dos produtos com reutilização, reciclagem e recuperação de materiais e utilizar plataformas de compartilhamento, por exemplo, são escolhas que inserem o conceito de Economia Circular na nossa rotina”.
O conceito de economia circular surgiu em 1989 em um artigo dos economistas e ambientalistas britânicos David W. ... Em oposição à economia tradicional e linear, cujo lema era “extrair, produzir e descartar”, surgiu o conceito de economia circular, inspirado na lógica cíclica da natureza.
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. ... Macroeconomia e microeconomia são as principais divisões da ciência econômica.
Economia pode ser definida como a ciência social que estuda a maneira pela qual os homens decidem empregar recursos escassos, a fim de produzir diferentes bens e serviços e atender às necessidades de consumo. ... A economia, ciência social, ocupa-se em definir como cada empresa deve produzir bens e serviços. II.