Como fazer um plano cartesiano Primeiro, traçamos um reta na horizontal. Depois, marcamos os números inteiros, colocando a direita do zero os números positivos e a esquerda dele, os números negativos. As retas são infinitas, então marcamos apenas uma parte dos números. Para exemplificar, escolhemos marcar de -4 até 4.
Para localizar um ponto em um plano cartesiano, utilizamos a sequência prática:
No plano cartesiano, a reta vertical responsável pelas coordenadas y é chamada de ordenada, e a reta horizontal, responsável pelas coordenadas x, é chamada de abcissa. Um par ordenado é formado por dois números reais que representam uma coordenada. ... Isso acontece porque a primeira coordenada sempre é a coordenada x.
Localização de pontos no plano cartesiano As duas retas numéricas usadas para determinar o plano cartesiano recebem o nome de eixos. A reta horizontal é chamada de eixo x, ou eixo das abscissas, e a reta horizontal é chamada de eixo y, ou eixo das ordenadas.
O plano cartesiano ou sistema cartesiano, contém dois eixos perpendiculares, ou seja, retas perpendiculares que se interceptam no ponto que representa o zero de cada uma delas. Nomeamos estes eixos como: - eixo horizontal: é o eixo das abscissas ou eixo X. - eixo vertical: é o eixo das ordenadas ou eixo y.
Uma das principais partes que formam o plano cartesiano são os eixos, que são chamados de abscissas e ordenadas. Servem para ajudar na orientação dos cálculos, principalmente na identificação das direções corretas. ... A ordenada, que é o contrário da abscissa, é a linha vertical nomeada de Y.
O plano cartesiano possui quatro quadrantes, que são determinados pelo sentido anti-horário do relógio. Além disso, os números dos eixos que compõem o plano cartesiano podem ser negativos ou positivos.
A interceptação em x é o ponto onde uma reta cruza o eixo x, e a interceptação em y é o ponto onde uma reta cruza o eixo y.
Ao calcularmos os pontos de intersecção entre duas funções, estamos simplesmente calculando os valores para x e y que satisfazem simultaneamente as duas funções. Dada a função y = x + 1 e y = 2x – 1, iremos calcular o ponto de intersecção das funções.
INTERSEÇÃO DA PARÁBOLA COM O EIXO Y (EIXO DAS ORDENADAS): A parábola intercepta o eixo das ordenadas sempre quando temos o valor de x igual a zero, ou seja, y = a. 02 + b. 0 + c = 0 + 0 + c = c. Logo, a parábola intercepta o eixo das ordenadas no ponto (0,c).
Sabendo que x equivale a 2, substituímos em alguma das equações para encontrar y, assim: x+y=2 --> 2+y=2 --> y=0. Assim, a distância entre o ponto de intersecção das retas e a origem do plano cartesiano é de 2 unidades.