2 meses
42
4. Tipos de óleo diesel
No intervalo de temperatura até os 200oC, a madeira ao ser lentamente aquecida, libera inicialmente vapor de água, gases e perde massa de modo uniforme. Embora ocorra a carbonização à temperaturas acima de 95oC, a madeira não entra em ignição.
Para produzir carvão, madeira (ou outro material vegetal) é aquecido em um forno na ausência de oxigênio. O oxigênio é essencial para a combustão, logo o processo de produção não envolve queima. O lento aquecimento no forno evapora toda água e outras substâncias voláteis da madeira e degradam parte da fração sólida.
Assim, quando queimada, a madeira passa por uma reação química, que é mais do que uma simples mudança de estado físico. Suas moléculas acabam se quebrando e recombinando com o oxigênio presente no ar, formando então novas substâncias, como o gás carbono e a água.
A técnica consiste em passar o maçarico na superfície da madeira clara (pode ser pínus e eucalipto, por exemplo), de modo a queimá-la superficialmente. É preciso direcionar a chama para a madeira ficar escura, não queimá-la por inteira. Passe o verniz e pronto!
A nova técnica utiliza líquidos iônicos para dissolver cavacos de madeira, em um processo que exige condições relativamente amenas de temperatura e pressão. Controlando a adição de água e de uma solução de acetona, a madeira dissolvida foi parcialmente separada em lignina pura e em uma solução rica em celulose.
O que é necessário para que a combustão aconteça? ... Combustão é a reação química na qual são produzidas novas substâncias juntamente com luz e calor (queima da madeira) ou apenas calor (queima do metanol, um tipo de álcool utilizado como combustível).
Como ocorre a combustão espontânea Uma substância com temperatura de autoignição relativamente baixa começa a liberar calor, o que pode ocorrer de várias maneiras, como através de oxidação ou fermentação. O calor não consegue escapar, e a temperatura do material aumenta.