Causas. A heterocromia ocorre devido principalmente a uma herança genética que causa diferenças na quantidade de melanina em cada olho, que é o mesmo pigmento que dá cor à pele. Assim, quanto mais melanina, mais escura é a cor dos olhos, e a mesma regra vale para a cor da pele.
O fato é que esse fenômeno, conhecido como heterocromia, deixa muitas pessoas curiosas. Esta é uma característica física singular, que ocorre em menos de 1% da população mundial (e também em alguns cães e gatos, em que é mais comum), derivando da falta ou excesso de melanina.
A heterocromia ocular é definida como uma anomalia genética na qual o indivíduo apresenta olhos de cores distintas (um olho de cada cor), ou duas cores em um mesmo olho.
É devido a uma anomalia chamada heterocromia. Existem dois tipos: a setorial (duas cores no mesmo olho) e a completa (um olho de cada cor), e é até possível ter os dois tipos ao mesmo tempo. Toda espécie de combinação é possível (azul e verde, castanho e azul etc.).
Heterocromia ou heterocromia ocular causado por um fator genético no qual o indivíduo, humano ou animal, possui um olho de cada cor, ou um mesmo olho com duas cores distintas. Muito rara em humanos, pode ocorrer mais comumente em animais mamíferos domésticos e selvagens.
A heterocromia (ou heterocromia ocular) é definida como uma anomalia genética na qual o indivíduo apresenta olhos de cores distintas, ou duas cores em um mesmo olho. Ela pode ser tanto herdada geneticamente quanto adquirida por doenças ou ferimentos.
A heterocromia é uma condição em que um indivíduo tem olhos de cores diferentes, resultante do excesso ou falta de melanina, pigmento responsável pela cor dos olhos.
Os genes determinam a concentração de um pigmento, a melanina (nome genérico de diversas proteínas que também dão a cor da pele), na face anterior da iris, surgindo assim, as cores da iris. Tal como na pele, nos olhos, quanto mais melanina, mais escuro ele será. Os olhos mais claros têm menor quantidade de melanina.
As cores dos olhos Existe uma explicação para olhos escuros e claros, cujo segredo está na íris. Ela possui melanina, pigmento responsável por determinar a cor dos olhos. Quanto maior o acúmulo dessa substância, mais escura é sua coloração. A cor dos é olhos é uma característica genética por definição.
Para ter olhos azuis, é preciso que a pessoa receba dois genes recessivos, já que esse tom é o resultado da ausência da melanina. Os olhos verdes, por outro lado, são o resultado de um meio termo entre os genes: um castanho com uma quantidade bem menor de melanina. Por isso, tão raros.
Incidência da luz: pessoas com olhos claros, azuis ou verdes, podem perceber a mudança de cor de acordo com a incidência da luz do sol, flash ou claridade em excesso, mas isso não passa de uma ilusão de ótica. O fato se dá devido à luz, que ao tocar na íris, cria essa ilusão em olhos claros.
A resposta é sim. O olhos podem variar da tonalidade da cor de acordo com nosso humor ou por causas naturais como a idade avançada ou doenças (albinismo, por exemplo). Tais alterações podem ser permanentes, mas existem aquelas alterações que são temporárias e ocorrem vinculadas por nossas emoções.
O fator que influência, é o gene dominante de um dos pais. Se for a cor azul, seu bebê terá olhos azuis, se for castanho, será castanho e, assim por diante....Cor dos Olhos do Bebê – Qual Será?
Portanto, a variação das cores entre castanho claro, médio e escuro, depende da quantidade de melanina presente nos olhos. No entanto, quando há pouca melanina na íris dos olhos, as cores podem variar entre verde, azul, amarelo ou cinza.
A cor intensa é o resultado de uma alta concentração de melanina na íris. Mas essa não é somente uma cor exótica e bela, ela também é rara. Apenas 1% da população mundial conta com olhos pretos e essas pessoas costumam ser da África, da Ásia ou, no mínimo, descendentes de índios americanos.
Se a cor dos seus olhos é preta, seu senso estético deve ser muito apurado, bem como seu amor pela vida. Você pode se encaixar em trabalhos que exigem criatividade, mas também pode se sair bem em algo mais sistemático. Agora, sobre seu lado “menos legal”, digamos assim: você é uma pessoa dominadora.
Conforme estudiosos, além de serem mais resistentes à luz e contarem com uma maior proteção contra os rios UV, do sol; os olhos castanhos também costumam estar ligados a traços mais “desejáveis” de personalidade. Segundo pesquisas pessoas com olhos castanhos transmitem maior confiança, por exemplo.
Azul é a cor mais brilhante.
E foi por meio de uma votação online que a cor Marrs Green foi escolhida a tonalidade preferida do mundo. O projeto chamado World's Favourite Colour questionou mais 30.
As combinações de Cores mais lindas para 2017 | Decoração de Casamento