Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. ... É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo.
Cabe então à professora estabelecer diálogos que levem a criança a unir o pensamento e a linguagem. Durante o período pré-operatório a criança não é capaz de generalizar ou diferenciar deveres, regras e ordem. Assim as atividades escolares e rotineiras devem ser elaboradas em grupo e ter sentido de aplicabilidade.
As diferenças entre Piaget e Wallon acerca da linguagem são sintomáticas do que foram seus intercâmbios. Sem dúvida, une-os uma semelhança de pensamento em torno da idéia de transição da etapa sensório-motora à etapa representativa. Ambos consideram o desenvolvimento segundo um esquema bastante próximo.
A linguagem fornece ao sujeito a possibilidade de expressar o pensamento. A linguagem dá forma ao conteúdo do pensamento, não se concebendo este sem a forma linguística. Pensamento e linguagem são mutuamente indispensáveis, já que o primeiro se materializa no segundo e este, por sua vez, tem uma função de significação.
Pensamento: É a capacidade de compreender, formar conceitos e organizá-lo. Estabelece relações entre os conceitos por meio de elementos de outras funções mentais (como as vistas anteriormente), além de criar novas representações, ou seja, novos pensamentos.
Resposta. A linguagem humana é única quando comparada com outras formas de comunicação, como aquelas usadas por animais. Ela permite aos seres humanos produzir um conjunto infinito de enunciados, a partir de um conjunto finito de elementos.