Os Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização ou LAJIDA (em inglês: earnings before interest, taxes, depreciation and amortization ou EBITDA) é um termo muito utilizado por analistas financeiros na análise de balanços de contabilidade de empresas de capital aberto.
EBITDA - Sigla em inglês que indica o lucro de uma empresa antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Emolumentos - Taxa cobrada pela Bolsa de Valores sobre as operações de compra e venda de ativos financeiros.
O EBITDA (LAJIDA - lucro operacional antes de juros, impostos, depreciação e amortização) é apresentado [...] ... EBITDA (earnings before interest, taxes, depreciation and amortization) is presented as supplemental [...]
O acrônimo EBITDA significa Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, que é a tradução da expressão em inglês Earnings before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.
Valor mínimo para Ativo Imobilizado Assim sendo, o bem tangível de valor inferior a R$1.
Os ganhos ou perdas decorrentes da baixa de um item do ativo imobilizado devem ser determinados pela diferença entre o valor líquido da alienação, se houver, e o valor contábil do item.
Ao nível da contabilidade, entende-se como depreciação a perda de valor monetário dos elementos que constituem o ativo de uma empresa, que por sua vez corresponde ao conjunto dos seus bens e direitos num determinado momento e que consubstanciam uma parte, normalmente importante, do seu património.
A depreciação é a perda de valor de um bem decorrente de seu uso, do desgaste natural ou de sua obsolescência. Na contabilidade das empresas, essa depreciação é registrada como um percentual do valor contábil do bem que é descontado ao longo do tempo, de acordo com sua expectativa de vida útil.
Ao reconhecer a depreciação de seus bens a entidade poderá se beneficiar, pois, ao ser contabilizada como despesa irá reduzir o lucro contábil e, conseqüentemente, reduzir o valor de IR e CSLL para as empresas tributadas pelo Lucro Real.