Glândulas mistas: As glândulas são chamadas de mistas quando um órgão possui tanto uma porção exócrina quanto uma porção endócrina. Como exemplo, podemos citar o pâncreas, que produz suco pancreático (porção exócrina) e os hormônios insulina e glucagon (porção endócrina).
O pâncreas é uma glândula mista importante para o nosso corpo, pois produz suco pancreático e dois hormônios que regulam a glicose em nosso sangue: insulina e glucagon. O pâncreas é uma glândula mista do nosso corpo. O que isso quer dizer? Ele possui uma porção endócrina e outra exócrina.
Este órgão parenquimatoso está dividido em cinco partes anatómicas: a cabeça, a apófise unciforme, o colo, o corpo e a cauda. A cabeça é a parte medial dilatada do pâncreas. Ela encontra-se em contacto direto com as partes descendente e horizontal do duodeno, as quais formam um C em torno da cabeça do pâncreas.
O pâncreas é uma glândula mista localizada na região do abdômen que produz hormônios e enzimas. O pâncreas, uma importante glândula do corpo humano, é responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas.
Sinais e Sintomas do Câncer de Pâncreas
Nem todos os tumores no pâncreas são câncer. Alguns são benignos, enquanto outros podem se tornar neoplasias se não forem tratados. Neoplasias císticas serosas. Também conhecidas como cistoadenomas serosos, são tumores que têm cistos preenchidos de líquido.
O surgimento de cistos – pequenas “bolsas” que podem conter líquido – ocorre principalmente em decorrência de inflamações no pâncreas (pancreatite). Nem sempre surgem sintomas, mas pode haver dor abdominal, náuseas, vômitos, perda de peso e, com menor frequência, obstrução gastrointestinal, icterícia e anemia./span>