A relação entre formigas e pulgões é um bom exemplo de mutualismo: Para sobreviver os pulgões necessitam de grandes quantidades de açúcares e aminoácidos. ... Uma vez que os pulgões lhes providenciam alimento, as formigas protegem-nos de predadores como as joaninhas.
Clique aqui para abrir o player de áudio. Sempre abrir. O esclavagismo ou sinfilia é uma relação ecológica entre seres vivos onde uma espécie, denominada como esclavagista, se aproveita do trabalho, atividades ou até mesmo do alimento de outra espécie, ou seja, é interespecífica.
O pulgão indica que há excesso de nitrogênio. A falta de cálcio provoca a incidência de cochonilhas e também de lagartas, cuja presença sinaliza ainda a falta de boro. “Quase todas as pragas estão relacionadas à deficiência na adubação”, alerta.
PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.
Existe cerca de 1,5 mil espécie de pulgões que atacam as mais diversas espécies de plantas cultivadas. Os pulgões são pequenos insetos sugadores de seiva elaborada e que prejudicam as culturas não apenas pela sucção de seiva, mas pela inoculação de toxinas e transmissão de viroses, esta última sendo o dano mais sério.
Muitas vezes estão associadas a formigas açucareiras que se alimentam do resto de açúcar que escorre pelas partes atacadas da planta. Alguns métodos de controle como o uso da solução de sabão, da solução de fumo com pimenta malagueta e solução de sementes de mostarda, têm funcionado bem no controle da cochonilha.
Para combater o ataque de cochonilha, recomenda-se o emprego de inseticidas específicos junto com óleo mineral. Os produtos, que devem ser comprados com a apresentação de receituário agronômico, podem ser adquiridos em casas agropecuárias no varejo local com a supervisão de um agrônomo ou técnico agrícola.
As principais espécies desse grupo são: cochonilha cabeça-de-prego, escama vírgula, escama farinha e pardinha.
O controle da cochonilha Escama Farinha é realizado com a aplicação de adulticidas com reguladores de crescimento e/ou óleo mineral, utilizados isoladamente ou misturados para pulverização no tronco e nos ramos. No controle realizado apenas com óleo mineral, são necessárias dosagens que variam de 1 a 2% da calda.
Cochonilha refere-se tanto ao corante cor carmim utilizado em tintas, cosméticos e como aditivo alimentar, quanto ao pequeno inseto (Dactylopius coccus) do qual ele é extraído, ou ainda a certos grupos de insetos, como a superfamília Coccoidea e a família Coccidae.
A maneira mais simples de preparar a calda de fumo é dissolver 50 gramas de sabão em barra em dois litros de água quente e completar o volume para 15 litros com água fria. Nessa solução, misture um quilo de folhas e talos de fumo picados e deixe em repouso por 24 horas.
MODO DE USAR Pulverize a solução uniformemente por toda a planta, mantendo uma distância de 30cm entre o bico do pulverizador e as folhas. Aplicar o Pó de fumo Vitaplan assim que detectadas as pragas em sua planta, e repetir a cada 7 dias, até a eliminação total das pragas.
Controla cochonilhas, lagartas e pulgões. misturado com duas de água. Quando o fumo absorver o álcool, coloque mais álcool misturado com um pouco de água e deixe 15 dias de molho, tampando a tijela, para que a nicotina seja retirada do fumo.
Preparo. As folhas de tabaco são colhidas quando atingem plena maturação e penduradas para murchar. Após a separação das nervuras centrais, as folhas são enroladas para formar a corda, variando entre quatro e oito o número de folhas usadas, conforme a grossura desejada, sendo a corda enrolada em um sarilho.
“Para colher fumo úmido você deve utilizar uma roupa de algodão por baixo e por cima utilizar a vestimenta que protegerá você do contato direto com o orvalho, evitando assim também o contato com a nicotina”, explica.
Acredita-se que o tabaco seja uma planta originária dos Andes Bolivianos, onde já era utilizado por tribos indígenas. Foi justamente por meio das migrações indígenas que a planta chegou ao Brasil. O tabaco tinha caráter sagrado e era utilizado em rituais ou para fins medicinais.
Quase todas levam tabaco, e parte tem plantas com substâncias psicoativas, que podem causar de relaxamento a estado de êxtase e até alucinações. São esses efeitos que têm atraído adeptos, que usam rapé tanto em casa quanto em baladas.
O rapé é soprado (e não aspirado) no nariz com a ajuda de um canudo de bambu em forma de “V”, chamado kuripe, uma espécie de estilingue sem o elástico. É preciso introduzir uma das pontas na narina – a outra se coloca na boca, para assoprar o produto.
Você sabia que o ar que sai de um espirro pode atingir uma velocidade superior a 160 quilômetros por hora? E que, ao evitá-lo, a pressão se volta para dentro da cabeça, podendo provocar tontura, ruptura dos tímpanos, e até mesmo inflamação.