Os únicos componentes presentes tanto em células eucariontes, quanto procariontes, são as membranas plasmáticas e os ribossomos, visto que estas organelas compartilham do mesmo ancestral comum de ambas as células.
Em biologia celular, organelas, organelos, ou ainda organitos, ("pequenos órgãos") são compartimentos delimitados por membrana que têm papéis específicos a desempenhar na função global de uma célula. As organelas trabalham de maneira integrada, cada uma assumindo uma ou mais funções celulares.
Grande parte dos organismos vivos que conhecemos, com exceção de bactérias, micoplasmas e cianobactérias, possuem células eucariontes, ou seja, são seres eucariontes. Temos como exemplo as plantas e os animais. Isso significa dizer que o reino protista, fungi, plantae e animalia é de domínio eucarionte.
carioteca
Pois nas eucarióticas o material genético está envolvido na carioteca enquanto que nas procarióticas o material genético encontra-se disperso no citoplasma.
As células anucleadas não se dividem e possuem vida curta. Como exemplo de células anucleadas temos as hemácias humanas, que resultam da diferenciação de células da medula óssea vermelha, chamadas de eritroblastos, que inicialmente possuíam núcleo. O núcleo geralmente é arredondado, mas pode ter outras formas.
As células são frequentemente chamadas de "blocos de construção da vida". O estudo das células é denominado biologia celular ou citologia. Todas as as células são compostas por citoplasma, constituído por água e biomoléculas, como ácidos nucleicos e e proteínas, envolto por uma membrana plasmática.
As células HeLa, tal como outras linhas de células, são denominadas "imortais", no sentido de que se podem se dividir um ilimitado número de vezes, em uma placa de cultura de células de laboratório enquanto encontrar condições de sobrevivência fundamentais (isto é, para serem mantidas em um ambiente adequado).
Robert Hooke