Meristema apical ou promeristemas são tecidos vegetais que fazem parte do meristema e dão origem aos tecidos primários, formando o corpo primário ou estrutura primária do vegetal. ... Ambos os tecidos são responsáveis pelo crescimento em comprimento do vegetal, da área onde formaram o caule e as raízes.
O meristema apical no sentido amplo é constituído pelo promeristema e a região que se segue, onde podem ser distinguidos a protoderme, o meristema fundamental e o procâmbio. * Nas folhas, o crescimento apical cessa nos estágios iniciais do desenvolvimento do órgão.
Os tecidos de sustentação do vegetal garantem suporte mecânico à planta. Colênquima e esclerênquima são exemplos de tecidos que exercem essa função nos vegetais.
Os tecidos meristemáticos primários são a protoderme, o meristema fundamental e o procâmbio. A protoderme é o meristema que origina a epiderme. Já o meristema fundamental origina o parênquima, o colênquima e o esclerênquima.
Os tecidos do corpo humano são grupos de células com formato e funções parecidas. O principal objetivo dos tecidos do corpo humano é sustentar o corpo. A ciência responsável pelo estudo dos tecidos é a histologia.