Apesar dos rios que nascem na Caatinga secarem na maior parte do ano, um dos mais importantes do Brasil, o São Francisco, tem 80% das suas águas situadas na região.
“As principais características da caatinga são: fauna e flora adaptada à seca, exclusividade brasileira, clima semiárido, várias espécies endémicas em extinção. Veja os detalhes!” A Caatinga é um importante bioma brasileiro, principalmente por ser o único bioma exclusivo do nosso país.
Dentre as espécies pertencentes à fauna, podemos citar o gavião-carcará, o mocó e a arara-azul-de-lear....Dentre as espécies de animais que podem ser encontradas nesse bioma, podemos citar:
Aves Endêmicas da Caatinga
8 animais que se camuflam na natureza
O camaleão
o camaleão
Em certas situações, o animal pode adotar a camuflagem como um modo de se proteger de seus predadores e de conseguir obter as suas presas. Na camuflagem, o animal consegue se misturar ao ambiente, ou seja, suas cores se confundem com as cores do local, de forma que fica difícil saber onde ele está.
A camuflagem é uma importante adaptação que permite que alguns animais fiquem imperceptíveis no meio e, consequentemente, sejam dificilmente predados. ... Diante disso, animais que possuem características que diminuem a predação sobrevivem e passam essa característica aos seus descendentes.
As cores ajudam as espécies a escapar de um predador, a repelir algum animal, a atrair uma fêmea para o cortejo, ou a avisar o outro animal que quer parar com a disputa pela fêmea ou território, por exemplo.
São estruturas externas dos animais que lhes permitem adaptar-se melhor ao seu meio ambiente como, por exemplo, as barbatanas de animais aquáticos ou o pêlo denso em animais que vivem em climas frios. Porém, as duas adaptações morfológicas mais atraentes são a cripsis ou camuflagem e o mimetismo.
É que, na natureza, muitas espécies se especializaram em viver em ambientes tão diferentes do nosso que jamais se contentariam com sombra e água fresca. Para esses bichos, bons mesmo são lugares escaldantes, congelantes, com extremos de pressão, toxinas aos montes, falta de água ou de oxigênio.
Assim, adaptação é o resultado do processo de seleção natural e pode ser entendida como a capacidade que um ser vivo tem de sobreviver e se reproduzir no ambiente em que vive.
A adaptação é um processo pelo qual os seres vivos desenvolvem características que os ajudam a sobreviver em seu habitat. As cores desta mariposa, por exemplo, permitem que ela se confunda com o tronco da árvore e despiste os pássaros, seus predadores.
Conceito. Uma adaptação é qualquer característica ou comportamento natural evoluído que torna algum organismo capacitado a sobreviver e a se reproduzir em seu respectivo habitat.
Adaptação é a capacidade que um ser tem em manter-se em determinado ambiente, ou equilibra-se à ele. A evolução por seleçao natural ocorre porque características hereditárias que ajuda na sobrevivência e reprodução se tornam mais comuns em uma população.
Mecanismos de adaptação
As adaptações dos seres vivos não ocorrem por acaso e muito menos ocorreram de uma hora para outra. ... A essas transformações, selecionadas pelo meio e ocasionadas por mutações, denominamos adaptação, relacionadas ao mecanismo de defesa, reprodução, locomoção, alimentação e condições climatológicas desfavoráveis.
Resposta: para viver em um ambiente um organismo apresenta geralmente adaptções como: Adaptação a temperatura e clima, adaptação ao ambiente que vive(por exemplo quando nossas mão se enrugam na água é uma forma de adaptação ao ambiente), adaptação a alimentação e defensão de predadores.
O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. ... Quando na assimilação, a mente não se modifica. Quando a pessoa não consegue assimilar determinada situação, podem ocorrer dois processos: a mente desiste ou se modifica.
as 5 etapas do aprendizado são:
Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. ... Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.