AGC significa atypical glandular cells (células glandulares atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas ou quando não se pode excluir lesão intraepitelial de alto grau).
ASC H é a presença de atipias celulares não podendo descartar lesão de alto grau. O risco de câncer de colo uterino é muito baixo. Neste caso, é recomendado a realização da colposcopia. A partir da colposcopia o seu médico irá avaliar a necessidade de biópsia de colo uterino.
As células escamosas atípicas são divididas em: ASCUS (células escamosas atípicas de significado incerto), que têm uma baixa probabilidade de ser pré-cancerosa. ASCH (células escamosas atípicas, não se pode descartar uma lesão de alto grau), que são mais susceptíveis de serem pré-cancerosas.
A categoria diagnóstica Células Escamosas Atípicas de Significado Indeterminado (ASCUS) pode ser definida como um resultado de caráter indeterminado, na qual os achados citológicos são insuficientes para caracterizar uma lesão intraepitelial escamosa ou carcinoma escamoso, ou mesmo condições inflamatórias ou reativas, ...
Dentre os novos termos criados pelo Sistema Bethesda para melhoria de comunicação entre o serviço de citopatologia e o clínico, figuram as atipias de células escamosas de significado indeterminado (ASCUS), definidas como anormalidades mais marcantes que as esperadas para alterações reativas, mas que quantitativamente e ...
As mais comuns são: ASCUS: células atípicas de significado indeterminado. Geralmente são achados benignos que podem ocorrer por alteração hormonal, infecção ou inflamação, mas que não se pode descartar a presença de malignidade.
O termo alterações epiteliais não neoplásicas da vulva refere-se às antigas distrofias ou leucoplasias vulvares e surgiu em 1986, por recomendação da Sociedade Internacional para o Estudo das Doenças Vulvares (ISSVD) em associação com o Comitê de Nomenclatura para Doenças Vulvares da Sociedade Internacional de ...
Neoplasia é uma multiplicação anormal de células de um tecido que pode ocasionar consequências graves ao organismo. Existem neoplasias benignas e malignas. A neoplasia pode ser definida como um tumor que surge devido ao aumento anormal do número de células, ou seja, caracteriza-se como proliferação anormal do tecido.