As Atividades Rítmicas podem ser definidas como o estudo dos ritmos nas suas mais variadas formas. Tendo como objetivo principal, favorecer ao indivíduo oportunidade de perceber a si próprio e ao mundo que o rodeia.
Essas atividades proporcionam a busca pelo conhecimento do corpo e de sua capacidade de expressão, isso permite a criança uma melhor forma de se comunicar, refletindo e trocando experiências. É através do corpo que transmitimos alegria, dor, medo, prazer, raiva, entre outros sentimentos (BRASIL, 1998).
Geralmente, a grande preferência é pela prática outdoor, em parques, praças, praias, ou ainda entre prédios, pontes e montanhas.
Caminhada, futebol e musculação são as atividades físicas preferidas dos brasileiros. A caminhada é a atividade física mais praticada no Brasil, seguida do futebol e da musculação.
Harvard indica os 5 melhores exercícios para o corpo
Um bom e completo programa de exercícios deve incluir todos os componentes básicos da capacidade física relacionados à saúde, como a resistência cardiorrespiratória, a flexibilidade, a força e resistência muscular e a composição corporal. Além disso, ele deve estimular o organismo de maneira gradual e com regularidade.
– quantidade mínima recomendada de exercício: 150 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada OU menos 75 minutos por semana de atividade física de alta intensidade. – Aumentar esta carga de 3 a 5 vezes mostra benefício em relação à diminuição de mortalidade.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que um adulto faça, pelo menos, entre 150 minutos de atividade aeróbica – o chamado cardio - de intensidade moderada ao longo da semana ou 75 minutos de atividade física mais intensa, ou então um equilíbrio entre os dois.