Sinal vermelho para parar, amarelo para ter precaução e verde para ir. O vermelho é usado como um sinal de perigo há muito tempo, com registros do uso da cor por legiões romanas há mais de 2 mil anos. ...
As três cores do semáforo são:
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o sinal amarelo indica atenção, mostrando a iminência da parada obrigatória. Isto quer dizer que ao avistar o semáforo mudando para o amarelo, o condutor deve diminuir a velocidade e parar o veículo.
O sinal vermelho significa que o motorista deve parar imediatamente, o amarelo representa que é preciso estar atento a breve mudança no sinal que se seguirá, e o verde significa que o trânsito está livre e o veículo pode seguir o seu caminho. ... Este sinal de trânsito costuma ter apenas duas cores: vermelho e verde.
A cor vermelha indica algo que é obrigatório: uma parada, a direção que se deve seguir. A cor amarela, indica algo em que você deve ter atenção. ... É ainda importante acrescentar que, a velocidade a que se passa num sinal amarelo, é geralmente superior à velocidade a que se passa num sinal verde.
Questione com os alunos - O que querem dizer as cores do semáforo para pedestres? Vermelho: o pedestre deve ficar parado. Verde: o pedestre pode atravessar, na faixa de segurança.
Engloba dois tipos de semáforo. O primeiro é o mais conhecido, de três cores, que tem a função de controlar os deslocamentos alternando o direito de passagem de veículos e pedestres. O segundo tipo é o dos semáforos de advertência, que são sinais luminosos que visam advertir a existência de obstáculos.
Mais do que organizar o trânsito e melhorar sua fluidez, os semáforos reduzem acidentes e protegem a vida das pessoas.
Quanto aos semáforos para os pedestres, ajudam a “garantir a convivência entre quem conduz os veículos e os que cruzam as ruas”. O professor informa que esses semáforos protegem pessoas com dificuldades de locomoção, como idosos, deficientes ou mulheres grávidas.
Resposta. Com o crescimento populacional e a modernização de vias no início do século passado, as cidades começaram a fervilhar. ... Nas ruas americanas e de cidades como Londres, na Inglaterra, carros se misturavam a carruagens, bicicletas e, claro, pedestres, que passaram a sofrer cada vez mais.
"O primeiro semáforo do mundo, do tipo verde-amarelo-vermelho, com quatro faces, foi instalado no cruzamento da Avenida Woodward com a Rua Fort, em Detroit, Michigan, no Outubro de 1920. Foi projetado pelo inspetor de polícia William L. Potts. O seu formato é praticamente o mesmo dos semáforos atuais."
Garrett Morgan
O primeiro Código de Trânsito do Brasil, foi o Decreto-Lei nº 3.
de 1997
Criado em setembro de 1997 e em vigor há 18 anos, desde 22 de janeiro de 1998, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passa por constante atualização, por meio de resoluções.
Antigamente quando não tínhamos essa facilidade dos carros e automóveis em geral de hoje em dia tudo se dava em torno dos animais, as cargas eram carregadas por burros/cavalos em carroças, ou até mesmo no próprio animal. As pessoas também se transportavam assim ou na maioria das vezes a pé.
Em meio ao século XVIII surgiu a primeira lei de trânsito intitulada, "Lei da Bandeira Vermelha”. Essa lei, que surgiu na Inglaterra, limitava em 10 km/h a velocidade máxima do veículo e obrigava que um homem precedesse o veículo com uma bandeira vermelha para alertar os pedestres.
A educação para o trânsito é um tipo de aprendizado que mostra os direitos e os deveres do cidadão no trânsito de uma cidade. ... Tanto motoristas como pedestres devem respeitar as placas de trânsito para manter o tráfego nas cidades em ordem e evitar acidentes.
Além de evitar acidentes e situações indesejáveis, as crianças aprenderão a conviver melhor em sociedade. A educação no trânsito é essencial quando se trata de evitar acidentes de trânsito. Um grande número deles ocorre devido à imprudência ou ao desconhecimento das leis.
A educação no trânsito é fundamental para manter a paz e a segurança entre motoristas, pedestres e outros usuários dos meios de transporte. Para isso, diversos órgãos e entidades ligadas ao trânsito promovem campanhas educativas para melhorar a educação nesse setor.